sexta-feira, 21 de outubro de 2011

ESPECIAL: Festa do 1º aniversário

Neste fim de semana, uma figurinha muito especial para o editor do Blog do Miolo Baiano, chamada LORENA VALENTINI, completa o 1º aninho de vida. Para marcar a data especial, o blog traz hoje uma postagem com uma série de dicas para organização da festa do primeiro aniversário feita em casa, com poucos convidados e os menores custos.

Todos os pais querem comemorar o primeiro aniversário de vida do seu filho ou filha com vontade de fazer a mesa de bolo mais linda do mundo e convidar todos os amigos e familiares. Mas nem sempre se pode, Então, se não puder, ou não achar necessário, não há nenhum motivo para se sentirem culpados.
Nessa idade (1 ano), o tamanho da comemoração não faz diferença para a criança. Se vocês fizerem só um bolinho em casa, com meia dúzia dos parentes mais próximos, a pestinha já sentirá o gostinho da festa e você vai ter uma boa recordação.
Apesar do momento de comemoração, vale lembrar que com 1 ano de idade, a maioria das crianças não é muito chegada a pessoas estranhas, nem gosta de lugares novos. Muito barulho pode assustar bebês mais tímidos, e, por mais que seu filho já tenha amiguinhos, ele ainda não é capaz de brincar com todos.


HORA DA FESTA – a criança já tem uma rotina mais ou menos fixa de dormir durante o dia. Portanto, o mais seguro é programar a festinha para o meio da tarde, quando ele tiver tirado a soneca de depois do almoço e estiver descansado.
RECREAÇÃO - As festas de aniversário de 1 ano normalmente nem precisam de recreação, pois na maioria das vezes tem muito mais convidados adultos que crianças. Deixem para gastar mais dinheiro em atividades divertidas nas próximas festas.
O QUE SERVIR – Lembre-se de que os principais convidados são crianças, e que muitos pais preferem que crianças pequenas ainda não comam chocolate, por exemplo. Por isso, é boa ideia é que além do bolo, tenha outras alternativas ao invés de brigadeiro entre os docinhos.
TEMA - Na festa de 1 ano, o tema não faz muita diferença, já que a criança ainda não demonstrou nenhum grande interesse. Aproveite sua chance de escolher à vontade uma decoração mais simples a seu critério e use a criatividade para não ter de contratar aquela decoração exagerada.
PRESENTE - Crianças de 1 ano adoram qualquer coisa que faça barulho ou tenha luzes (ou ambos!). Há vários brinquedos desse tipo no mercado. Mas pode ser uma coisa mais simples também. Com 1 aninho, os brinquedos de puxar e de empurrar são especialmente atraentes. Roupas também são ótimos presentes para essa idade.

OUTRAS DICAS PARA O PRIMEIRO ANIVERSÁRIO:
• Deixe um espaço para as mamães trocarem os bebês à disposição dos convidados.

• Ofereça um lugar tranquilo para os menorzinhos mamarem ou dormirem.

• Se a festa for em casa, tire seu animal de estimação de circulação.

• Fiquem de olho no chão, durante a festa, para não deixar nenhum objeto fácil de engolir ou perigoso ao alcance dos bebês (principalmente restos de balões estourados).

• Os bebês vão brincar de um lado ao outro, e não juntos. Deixe alguns brinquedos num espaço livre, onde eles possam circular pelo chão.

• Tente relaxar - faça as coisas no ritmo do bebê.

• Convide um voluntário para tirar fotos ou filmar a festa. Os pais ficam muito ocupados para fazer isso, e corre o risco de ficar sem a lembrança.
*Com informações da Babycenter.

Nenhum comentário: