segunda-feira, 16 de agosto de 2010

COISAS DE CAMACAN: Serra Bonita

O Instituto Uiraçu mais conhecido como Reserva Serra Bonita ou Serra das Torres, é uma organização não governamental, de caráter sócio-ambiental, fundada em 08 de março de 2001.

A Serra Bonita está localizada nos limites do município de Camacan – na estrada que liga ao povoado de Jacareci e é privilegiada por um habitat único entre 200 e 950 metros acima do nível do mar.

Cerca de 50% da área é coberta por matas primárias, de grande importância biológica. O restante é formado por um mosaico de vegetação em diversos estágios de sucessão, incluindo matas secundárias com mais de 30 anos de idade e alguns pastos.

Além de sua extraordinária biodiversidade e beleza de cenário, as florestas da serra também protegem inúmeras nascentes que abastecem de água limpa as população do município de Camacan.

No centro da Serra Bonita, está localizado o Complexo RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Serra Bonita, que é uma iniciativa inovadora de conservação em terras privadas, e tem por objetivo proteger os remanescentes de Mata Atlântica desta serra. O Complexo protege uma área total de aproximadamente 1.800 hectares.
O Instituto Uiraçu é administrado por uma Coordenadoria Geral (subordinada ao presidente do instituto) que atua com escritório-sede em Camacan.

A RPPN Serra Bonita tem um Centro de Pesquisas e um Alojamento, administrados de forma independente pelos seus proprietários.

O Centro de Pesquisas abriga uma coleção de mariposas da região e possui mais de 250 mil exemplares, representando mais de 25.000 espécies. Considerada a terceira maior coleção de mariposas do mundo.

O Alojamento conta com instalações de qualidade e foi planejado para receber pesquisadores, ecoturistas e observadores de pássaros.
A infra-estrutura da RPPN Serra Bonita inclui:• Seis laboratórios;• Auditório com capacidade para 60 pessoas;• Biblioteca científica com mais de 5.000 títulos;• Serviços de telefone e de internet (inclusive sem fio);• Serviços de refeitório;• Alojamento com oito apartamentos e capacidade para 32 pessoas;• Trilhas para pesquisadores e observadores de aves;• Mais de 10 km de trilhas.

O auditório e os laboratórios do Centro de Pesquisas estão disponíveis para pesquisadores e realização de oficinas e cursos em geral. Visitas podem ser agendadas com antecedência mínima de 15 dias, através de contato direto com os proprietários da RPPN. Os recursos arrecadados com a visitação ao local são revertidos, integralmente, para a manutenção da área.

PARA AGENDAR VISITAS OU CONHECER TRILHAS DA FAZENDA PARIS
(ONDE SÃO FEITOS PALESTRAS E PROJETOS COM ESCOLAS)
O INTERESSADO PODE ENTRAR EM CONTATO COM O ESCRITÓRIO DO INSTITUTO

SERVIÇO:
Centro Empresarial Anísio Loureiro
Av. dos Pioneiros, 312 - Sala 205 / Centro - Camacan.
CEP: 45.880-000
Fone: (73) 3283-2193 DAS 8 ÀS 14 HS. C/ BIANCA
Telefone/Fax: (73) 3283-0652
(PARA AGENDA DE TRABALHOS CIENTIFICOS)

2 comentários:

jiovana disse...

já visitei o istituto,é um lugar magnífico!
"natureza que enche-nos de orgulho".

Jose disse...

Todo ano vou para Jacareci visitar minha família, tenho muito muita vontade de visitar esse lugar.
O instituído é aberto para turista?
José
Jrbds@uol.com.br