sexta-feira, 14 de outubro de 2011

CAMACAN MANIFESTA INTENÇÃO DE SEDIAR EXTENSÃO DA UFSULBA

Desde que o Governo Federal anunciou a criação da universidade federal no sul do estado baiano, a única mulher que faz parte do quadro de vereadores do município de Camacan, começou uma mobilização para forçar o município a pleitear junto à Secretaria de Educação Superior, a implantação de uma das unidades de extensão da universidade que terá um dos campi em Itabuna, a garantir uma fatia desta também na cidade.



Para Helena Guimarães, Camacan é uma localidade de suma importância para colaborar com um melhor aproveitamento deste benefício para região cacaueira, porque é também uma cidade pólo que está centralizada em meio a outras cidades (Arataca, Itajú do Colônia, Jussari, Mascote, Pau Brasil e Santa Luzia) de menor número de habitantes que transitam no município para usufruir de uma série de benefícios, como Comércio, Bancos, INSS, CAIXA, entre outros e que portanto, com uma unidade da UFSULBA em Camacan, daria grande acessibilidade para que os estudantes destas localidades participassem dessa inclusão no ensino federal com menor dificuldade de locomoção.
Ainda segundo a vereadora, a prefeitura tem condições de ceder espaço para instalação dessa unidade, visto que assim, já acontece com outras duas universidades que atuam no município. “Nós temos espaços disponíveis. Um deles é o CAPS, onde funcionou por muitos anos o Colégio Municipal e hoje tem algumas salas ociosas. Além de espaço no Colégio Luciano Santana”.


Para colocar seu desejo em prática, a vereadora que desejava defender sua idéia perante os representantes de outras cidades, teve problemas de saúde e não pode estar presente no seminário realizado na FTC, onde foram escolhidas as cidades de Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas como pólos da UFSULBA, começou a organizar um MANIFESTO POPULAR DE VALOR EDUCACIONAL. A ação da Vereadora Helena, começa com uma coleta de assinatura para um abaixo-assinado que será encaminhado ao Secretario de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa. Ela também está estudando a data para realização de uma Audiência Pública e ainda este mês (outubro) vai enviar ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, uma carta de intenção, contendo as assinaturas do legislativo e executivo.


Para ciência do ministro, o blogueiro do Miolo Baiano providenciou uma agenda, onde a carta de Camacan será entregue num café da manhã em São Paulo. O encontro já está confirmado e vai acontecer às 8 horas do domingo, dia 30.
A iniciativa da vereadora também conta com o apoio do vereador Wilson Maione, que recentemente levou o assunto para a tribuna da câmara e se dispõe a colaborar para o fortalecimento da ação.

Nenhum comentário: