segunda-feira, 26 de setembro de 2011

SETE BAIANOS INTEGRAM O GRUPO DOS MAIS INFLUENTES NO CONGRESSO

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou a lista das 100 “cabeças” do Congresso, ou seja, os parlamentares mais influentes. Integram a lista sete baianos. Entre eles, estão os deputados federais
Alice Portugal (PCdoB),
ACM Neto (DEM),
Daniel Almeida (PCdoB),
Jutahy Jr. (PSDB),
Nelson Pelegrino (PT),
Sérgio Carneiro (PT)
e o senador Walter Pinheiro (PT).
Entre os 100 “cabeças” há 62 deputados e 38 senadores.
Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, com 27 nomes, detentor de maior bancada na Câmara, e o PMDB, segunda maior bancada, com 14. Na terceira posição em número de parlamentares está o PSDB, com 13 nomes.

O Diap escolhe parlamentares que se diferenciam “pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão”.

Na lista, o senador Walter Pinheiro aparece pela quinta vez. Já o deputado Sérgio Carneiro é um dos veteranos. Ele recebe a indicação pela sétima vez. A quinta consecutiva.
Para montar a lista, a equipe do Departamento Intersindical ouve deputados e senadores, assessores das duas Casas do Congresso, jornalistas, cientistas e analistas políticos.
Em relação a cada parlamentar, é então promovido um exame cuidadoso de suas atividades profissionais, dos vínculos com empresas ou entidades de classe e organizações econômicas, sua formação acadêmica, além de levantamentos minuciosos de pronunciamentos, apresentação de proposições, resultados de votações, intervenções nos debates do Legislativo, frequência com que é citado na imprensa, temas preferenciais, cargos exercidos dentro e fora do Congresso.
*Da Tribuna da Bahia.

Nenhum comentário: