segunda-feira, 5 de setembro de 2011

CIVILIDADE MARCA AS COMEMORAÇÕES DOS 50 ANOS

O civismo e os protocolos marcaram as comemorações dos 50 anos de Camacan. Não fosse o descuido e a falta de etiqueta de algumas personalidades que se transformam em gafes das autoridades, no campo de cerimonial e protocolo, tudo teria saído perfeito.
Vejam esta foto dos policiais apostos para solenidade de Hasteamento das bandeiras. Perfeito! A farda alinhada, a postura correta, a posição respeitosa a bandeira e olhar discreto, transformaram a imagens desses oficias da foto em distintas figuras na ordem do civismo na cerimônia de Hasteamento das Bandeiras do País, Estado e Município que se deu na abertura dos festejos de aniversário da cidade. Sem dúvida nenhuma, um modelo de comportamento para as dezenas de figuras públicas do município que por uma infinidade de vezes aparecem nos atos oficiais como verdadeiros “desprovidos” das regras de etiqueta e formalidades que sua função lhes obriga.
-Estes aqui, podem dizer no batalhão que representou bem!

Vejamos por exemplo (sem citar nomes) alguns vereadores. Eles bem que deveriam ter umas aulinhas de boas maneiras com sua respectivas esposas.
É impagável a forma como alguns deles se vestem e se portam em situações que se dão na presença do povo. É a camisa que não lhe cai bem... o paletó que não tem seu tamanho e parece que foi emprestado de alguém... o sapato que pisa na barra da calça... a gravata que ultrapassa o cinto, sem falar do excesso de colorido delas que as vezes ofusca até o personagem que está usando... além da falta de conhecimento total da precedência.
Claro que os mais machistas acham que andar e se portar alinhado é coisa de “frutinha”, ainda mais quando esta pessoa não é atento às formalidades de sua hierarquia. Mas uma coisa podemos concordar sem muito conhecimento de causa: tem coisa pior do que ver uma autoridade perdida? Ver ela no meio de um ato cívico trajando roupas nada formais? Ou pior, ver ela aparecendo em destaque só porque se vestiu exageradamente “fashion”? É triste não!?
Nada como conhecer sempre um pouco de etiqueta para não cometer gafes em momentos pomposos como este que nossa cidade está vivendo.
E quando não se atenta para suas devidas regras; a cada falta cometida com os devidas formalidades a que se deve obedecer e tem direito, vira um pontinho vermelho na nota de avaliação de suas obrigações. Vejamos o exemplo abaixo. Este é muito popular. Todo mundo vê e ninguém se dá conta. Mas... a ordem e o posicionamento das Bandeiras é imprescindível para o sucesso da imagem do evento. Mesmo porque estas imagens ficam registradas pra sempre.

Verdade seja dita, ninguém tem obrigação de saber tudo. Mas em se tratando de organizar qualquer tipo de imagem que vá para exposição pública, ahhhhh pecados como este de colocar as bandeiras repetidas vezes na posição errada, é grave.
É grave mas não leva ninguém pro inferno. Nem mesmo pra cadeia, muito embora há leis que preconizam o seu uso.
De tudo, toda organização está de parabéns pela ousadia de fazer coisas grandiosas darem certo. Os detalhes que fazem o glamour dessas realizações, vão se aprimorando aos poucos.
-Tava lindo!
*O autor deste post é Mestre de Cerimônias e Consultor de Cerimonial, Protocolo e Etiqueta.

Nenhum comentário: