sexta-feira, 2 de setembro de 2011

CAMACAN REVIVE SUA HISTÓRIA EM DESFILE “HISTÓRICO”

Não era pra ser diferente. É como algumas pessoas definem a realização de um grandioso desfile alegórico que relembrou com imagens e personagens, a história da emancipação de Camacan.
Com já havia ouvido da secretária de Educação do Município, Ilce Tourinho, dois meses antes de acontecer o desfile, “vamos dar o máximo de nós para fazer algo grandioso e que fique registrado na memória de nosso povo” afirmou a experiente secretária em entrevista ao Miolo Baiano.
No dia em que o município completou 50 anos (31 de agosto), apesar do sol forte que provou alguns desmaios e de um pequeno atraso no inicio, ela e todo pessoal envolvido na organização do evento, concretizaram o sonho: Encantou a população com um desfile alegórico espetacular.
De estudantes a veteranos nomes da evolução da cidade, todos foram representados nas mais variadas manifestações de seus segmentos, atentamente assistidas por milhares de pessoas que se espremiam ao longo da principal avenida do centro da cidade. Com uma menção honrosa aqui, o registro da participação dos membros de importantes e significativas instituições sediadas em Camacan, como Loja Maçônica, Lions Club, CDL, Movimento dos Sem Terra e da A Voz do Progresso.


Durante a evolução do desfile, o Miolo Baiano procurou ouvir algumas pessoas que assistiam a apresentação para colher avaliação delas de tudo que estavam vendo.


Logo após o término, o fotografo Adimar Melo falou ao blog sobre tudo que havia registrado como destaques do evento que muito emocionado disse o seguinte: “Tenho 28 anos de idade e moro aqui desde que nasci e nunca tinha presenciado um desfile tão lindo. O desfile transportou não só criança mais sim todas as idades até as ruas da cidade.Todos os colégios da sede e distritos participaram.Os representantes de nosso município se fizeram presentes.Nossa cidade esteve pequena nesta tarde”.
Já estudante do Colégio Polivalente, Diego Silva, que numa das alas, levara a faixa de apresentação dos diretores das unidades de ensino local, “Tudo foi ótimo! Foi lembrado todos os pioneiros da cidade; os primeiros habitantes, os índios, toda a historia da cidade. Foi uma ótima oportunidade para aqueles que não conhecia bem a história de Camacan ter a chance de saber mais sobre a história, porque no desfile estava tudo bem claro”.



De cima de um palanque montado ao lado da Câmara Municipal, a idealizadora do evento, Ilce, e demais autoridades acompanharam a passagem de todo cortejo, ao som das bandas marciais convidadas e a narração das alegorias. A única reclamação de professores e alunos ouvidos pela reportagem, foi de que o percurso foi muito grande para o sol forte que brilhara naquela tarde.



Nenhum comentário: