segunda-feira, 4 de abril de 2011

NOVO ORGÃO BAIANO VAI MELHORAR A REALIZAÇÃO DE TRANSPLANTES NO ESTADO

O Hospital Roberto Santos planeja implantar até o dia 20 de abril a primeira Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) para combater o baixo índice de transplantes na Bahia. Segundo Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, o número atual é abaixo da média nacional e a OPO é a oportunidade de descentralizar e redistribuir órgãos e tecidos para hospitais na capital e interior do Estado. “Temos poucos municípios com distribuição efetiva”, diz.
Entre janeiro e fevereiro de 2011 foram realizados 26 doações entre órgãos múltiplos e córneas. O ano de 2010 contou com 180 doações, menor que 2009, que registrou 259. Os dados são da Central Estadual de Transplantes de Órgãos da Bahia. Técnicos do Ministério da Saúde visitarão o hospital no dia 26 deste mês para verificar aspectos como recursos humanos, instalação no setor hospitalar, rede de atendimento e comissões intra-hospitalares.

A rede de abrangência do Roberto Santos será formada pelos hospitais São Rafael, Aeroporto, Jaar Andrade, Geral de Camaçari e Menandro de Faria. De acordo com Moura, estes hospitais não precisarão mais comunicar casos como morte encefálica para a Central de Transplantes e sim para a OPO, que é baseada no Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes.

Em Salvador o projeto prevê outra OPO no Hospital Geral do Estado.

Na Bahia, as regiões priorizadas são Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus-Itabuna e Porto Seguro.


*Do G1.

Nenhum comentário: