segunda-feira, 18 de abril de 2011

CEPLAC ESTUDA NOVO MÉTODO DE COMBATE A VASSOURA-DE-BRUXA

Os pesquisadores da Ceplac desenvolveram um novo método para combater a Vassoura-de-bruxa, doença que se instalou nas fazendas do sul da Bahia no final da década de 80.
O método é um controle biológico que utiliza um tipo de fungo, que acaba com o causador da vassoura-de-bruxa. Para ajudar na multiplicação do fungo antagônico à doença, os pesquisadores usaram arroz como substrato.

O produto passa por vários processos em laboratório até ficar com aparência de mofo. O fungicida ainda é usado apenas em experimentos. Foram oito anos de estudos que resultaram na elaboração de um dossiê para o registro do produto. A expectativa é de que ele esteja ao alcance dos produtores o mais rápido possível. O Ibama já concluiu o parecer do biofungicida, mas faltam as análises do Ministério da Agricultura e da Anvisa.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz que pediu mais informações para a Ceplac. O Ministério da Agricultura afirma que não há prazo para concluir o processo. O engenheiro agrônomo João de Cássia do Bomfim, que está coordenando as pesquisas, está bastante otimista. "O resultado é lento, mas eficaz".

A aplicação nas vassouras-de-bruxa deixadas sobre as folhagens numa fazenda de Uruçuca reduziu a produção de cogumelos em torno de 90%, o que é considerado importante para diminuir a disseminação da doença na lavoura.


*Fonte: A REGIAO.

Nenhum comentário: