quarta-feira, 13 de abril de 2011

Artigo de Agnaldo Santos: "MENORES PEDINTES", FUTURO INCERTO


Ninguém pode negar que nas dependências do Município de Camacan, existe a falta de cuidado, bom censo, responsabilidade dos pais e falta de vigilância do Conselho Tutelar, quando a evidência dos fatos falam por si e se descamba para o campo da infância abandonada.

São dezenas de meninos e meninas de faixa-etária entre 6 a 12 anos, pedindo esmolas pelas vias públicas da cidade, a qualquer hora do dia ou da noite.

Em cada praça, lanchonete e restaurante da cidade, podem ser registradas as ações e presenças destes menores que sem a mínima convicção do que significa ser seu comportamento, invadem de forma negativa a privacidade de pessoas e formam pequenos grupos, abordam e pedem aleatoriamente algumas migalhas a todos quantos encontram nos logradouros apontados.

Eles poderiam ser acolhidos de forma diferenciada a qual a sociedade está acostumada ver, mais a falta de atenção e zelo vem ocorrendo a muito tempo e em varias circunstâncias.

Se esta verdade não for levada a sério, com cuidado e a devida atenção que realmente merece, o caso ficará bem mais complicado do que já é, uma fez que estão inseridos num iminente risco de vulnerabilidade social, uma juventude de caminhos incertos.

Alguns pais e mães parecem não dá o mínimo de importância pelo que venha acontecer aos seus filhos, porque se dessem, o destino de cada um seria o inverso do apresentado nestas linhas.

Seria bom que o Conselho Tutelar do Município de Camacan observasse mais atentamente o que vem ocorrendo porque a sociedade tem cobrado, tem se manifestado e quer uma resposta mais convincente, abrangente e visível.

A partir das 22h00min, local de criança estar é em uma cama bem quentinha no seio familiar e, não no sereno da noite como se fosse ovelha sem pastor.


*Texto reproduzido do site do autor.

Nenhum comentário: