segunda-feira, 25 de abril de 2011

ANÁLISES COMPROVAM QUE MEIA DÚZIA DE RIOS DO ESTADO BAIANO TEM QUALIDADE RUIM

A qualidade das águas dos rios das bacias do Recôncavo Sul e do Leste da Bahia está sendo monitorada. A ação faz parte do Programa Monitora, do governo estadual, e pretende avaliar a qualidade das águas dos 75 maiores rios baianos e seus afluentes. Os primeiros resultados serão divulgados em fins de março e vão subsidiar o governo na implantação de políticas públicas para a recuperação dos rios. As informações são da Agecom.


A pesquisa vai informar as principais fontes de poluição, qual a sua origem, o tipo e a forma de contaminação da água. Também serão considerados outros aspectos na avaliação, estes relacionados ao uso dos rios, como os abastecimentos, irrigação, recreação, pesca, entre outros. Após as coletas, será criado um banco de dados sobre a qualidade das águas de cada região. O Programa tem um investimento de R$ 6,7 milhões do governo estadual.


Os técnicos e especialistas da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) já coletaram amostras das águas dos rios das bacias do Recôncavo Norte e Inhambupe, Rio Real e Vaza Barris, Chapada Diamantina e Extremo Sul e estão atuando nos rios Jiquiriçá, Rio de Dona, Rio Una e Rio Jaguaripe, na Bacia do Recôncavo Sul. A bacia do Rio das Contas e dos Rios Pardo e Jequitinhonha e a bacia do Leste também estão no cronograma de coletas para análise.

Nenhum comentário: