quarta-feira, 11 de maio de 2011

POPULARES RECLAMAN DE POSTO DE SAÚDE DE CAMACAN

Conforme postado no dia de ontem, terça-feira (10), desde o começo da semana o Blog do Miolo Baiano recebeu vários e-mails, e comentários no mural de recados de diversos leitores sobre precárias condições de atendimento e da falta de médico no posto de saúde situado no bairro de Cidade Alta em Camacan, onde os leitores solicitam ao blog que exponha de público a atual situação negativa da unidade de saúde.
De posse dos relatos e imagens recebidas pelos leitores, o Blog do Miolo Baiano, como sempre fez, com um certo atraso em virtude da dificuldade de telefonia na tarde de ontem, no inicio da noite, quando estabelecido contato, levou o fato ao conhecimento da prefeitura através da Coordenadora de Cultura Camila Santana – que está autorizada pela prefeita a responder questionamentos do blog e esta logo acionou a secretária de Saúde do município, Sra. Aldecy Barbosa que prometeu enviar por e-mail a posição da administração cor relação aos fatos narrados pelo blogueiro.

Ao longo da solicitação da posição da prefeitura, o blogueiro teve como resposta de Camila Santana a garantia seguinte:
“Estou falando agora mesmo com um representante da saúde, estou com Aldecy e a mesma está relatando a vulnerabilidade do posto e como a comunidade tem depredado e destruído o posto. Ela irá lhe passar um e-mail. Ela irá relatar os casos mais absurdos que vem ocorrendo no posto. Como dos moradores que defecam e jogam suas fezes dentro do posto bem como de jovens que destelham o local e etc.”.
Assim, para garantir a postura isenta do blog em ouvir e dar voz aos cidadãos camacanenses que alegam descaso do poder público para com a saúde da população também dar direito dos representantes do governo loca se manifestarem – como o blog sempre fez.. Até às 18 horas desta quarta-feira, a secretaria de saúde não enviou sua versão. Portanto fica registrado a colaboração do blog em esclarecer à população sobre a atual condição da saúde em Camacan no qual este meio não obteve a devida resposta.
Da parte dos munícipes residentes na parte alta do município, registramos um grandioso descontentamento com base nas imagens mostradas nessa reportagem.

Segundo leitores, além do precário atendimento e da postura áspera de um dos médicos que atende na unidade, há muitas reclamações sobre as instalações do local, tais como: Excesso de lixo, focos do mosquito da dengue, mato sem manutenção de carpinagem, paredes sem nenhuma manutenção de pintura e ainda o descarte de material hospitalar usado sem a devida separação.

Confira algumas imagens recebidas pelo blog e outras divulgadas na internet.

Papo de blogueiro:
Verdade seja dita: Aproximando as comemorações da tão esperada festa da cidade como marco dos 50 anos e, considerando que já está em processo de formação para 2012, as possíveis candidaturas de oposição ao governo atual – não nos causa nenhum espanto que tais denúncias partam de iniciativas políticas, posto que esses problemas de manutenção com os equipamentos públicos se arrastam pelas cidades desde suas emancipações. E em determinados grupos políticos, não foram relatados com antecipação. O fato é que algumas ações são orquestradas e devem de toda forma ser corrigidas por suas respectivas administrações, bem como acompanhadas de perto pelos órgãos competentes da fiscalização das gestões, sejam do legislativo ou da própria justiça.

Mas o que eu quero salientar aqui neste papo, é que quando se fala de governos A ou B, há que doer em alguém e apesar do século 21 e a liberdade de imprensa, algum dos lados citados no post acima já se sentirá ofendido por essa suscita reportagem que delata a indignação dos usuários da referida unidade de saúde. Leitores bravos porque o blog não falou mal da prefeitura, a então responsável e culpada pelo estado do posto. Prefeitura brava com blogueiro porque é filho da cidade e divulga noticias ruins como esta que “pode” futuramente vir lhes afetar políticamente.
Como se sabe, é público e notório que este canal aqui é feito por um fiel torcedor pela melhoria da cidade, mas é também um instrumento de comunicação, livre, responsável e a favor da democracia, do direito e dever de todo cidadão, especialmente dos baianos que fazem parte de minha terra (Camacan) e não por isso deixaria de manifestar com provas a real situação de um determinado posto de saúde.



Vale destacar aqui um fator curioso: O blog já mostrou outros problemas de igual importância e solicitou explicações da prefeitura por meio de sua assessoria, e em alguns casos ouviu as palavras da própria prefeita. Esta é a primeira vez em três anos de existência do blog, que resposta não obetve respostas.


- Que a população se manifeste. Que a administração resolva. E sobretudo que as deformações da cidade sejam reconstruídas com a participação do poder público e da sociedade civil como um todo!

Nenhum comentário: