quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CAPOERISTA BAIANO FARÁ VIAGEM DE BICICLETA, DOS EUA ATÉ A BAHIA

Até onde você iria de bicicleta? Consegue atravessar a cidade, fazer uma trilha ou pegar estrada? Pois um senhor de 70 anos está disposto a rodar mais de 22 mil quilômetros em cima da magrela. O soteropolitano Ubirajara Almeida, conhecido como Mestre Acordeon, vai fazer o trajeto de São Francisco, nos EUA, até Salvador, sua terra natal.
O baiano professor de capoeira pretende pedalar por 400 dias. Com a expedição, Almeida voltará para o Brasil, já que desde 1978 ele dá aulas nos EUA. A viagem do capoeirista baiano vai dar origem a um documentário, chamado “Bay 2 Bahia, Brazil By Bicycle!”, que abordará tanto as aventuras da expedição, como a influência cultural da capoeira. Os fundos serão revertidos para sua ONG.
O capoeirista planejou a expedição em etapas, para não correr riscos desnecessários ao longo do trajeto. Ele espera pedalar durante 300 dias e descansar nos outros cem, praticando capoeira e entrando em contato com a cultura dos outros países. O documentário filmado durante a viagem pretende beneficiar as 80 crianças atendidas pelo Projeto Kirimurê, que atua na periferia de Salvador para garantir aos pequenos o acesso à educação e ao esporte.
*Reproduzido do Catraca Livre.

Nenhum comentário: