quarta-feira, 21 de agosto de 2013

BAHIA EMITE ALERTA CONTRA SURTO DE H1N1 NO ESTADO

Após constatação do crescimento de casos de H1N1 que levaram nove pessoas a óbitos, a Vigilância Epdemiológica da Bahia, já lamenta que esteja iniciando um surto da gripe no estado. Segundo o órgão, as baixas temperaturas do mês de agosto deixam a população mais vulnerável à doença e é importante ficar atento aos sintomas.O último caso diagnosticado foi na cidade de Juazeiro, na região norte, em que um homem morreu.
CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
A campanha de vacinação no primeiro semestre vacinou mais de 1,9 milhão de pessoas, atingindo a meta de imunização da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab).
Mesmo assim, postos de saúde continuam vacinando quem pertence a algum dos chamados grupos de maior risco para o H1N1: crianças entre seis meses e dois anos, mulheres grávidas ou que tiveram filho em até 45 dias, idosos com mais de 60 anos e profissionais ligados à área da saúde.
Com sintomas parecidos com a gripe comum, o H1N1 é seguida de muita tosse, febre alta, dores na garganta e cansaço. A orientação em casos de sintomas parecidos é procurar um posto de saúde imediatamente.
A Sesab emitiu um alerta sobre o assunto para médicos e demais profissionais da saúde, que pede a notificação do caso, como também o atendimento, assistência e intervenção terapêutica, de acordo com a clínica e o diagnóstico desse cidadão. Inclusive, também com coleta de material oportuno para identificação desse vírus que está circulando. *G1/Ba.

Nenhum comentário: