quinta-feira, 28 de julho de 2011

EXCLUSIVO: Vereador Neilton Bahia fala ao Miolo Baiano sobre sua desistência da Vida Política.

"Tenho recebido uma pressão muito grande dos mais próximos".
O Vereador mais votado do Distrito de Jacareci na última eleição, antes do meio do ano, declarou ao seu grupo de apoio que não estaria na disputa das eleições para prefeito e vereador de 2012. Para entender o motivo da desistência, no mês passado (junho) o Blog do Miolo Baiano fez uma entrevista ao vereador Neilton Bahia abordando o assunto. Leia a entrevista, na íntegra:


MB – Vereador, há poucos meses atrás ouvimos uma noticia de sua desistência da vida política. Dizia-se que você estava se preparando para sair. É verdade?
Sim, é verdadeira a informação.
MB – Qual o motivo de sua saída?
Fui ameaçado de morte , minha família sabe disso, estou passando isso pra você agora . Fui pressionado por minha família a desistir, além de outras coisas erradas que acontecem por aqui e eu levar a fama de denunciante, tudo isso me decepcionou.
MB – O Sr. teria sofrido uma decepção com seu grupo político ou colegas de vereança?
Eu me decepcionei com tudo. Com a forma nojenta de algumas pessoas que tentam me “queimar”. Eu sei de tudo, quem são as pessoas e o que elas estão fazendo para prejudicar o meu relacionamento com a prefeita Ângela . São pessoas do grupo da base.
MB - Desde que a população tomou conhecimento de sua saída, está acontecendo algum tipo de cobrança ou não?
Eu não declarei isso para todos os meus eleitores, conversei com alguns apenas, mas a repercussão foi grande. Tenho recebido uma pressão muito grande dos mais próximos.
MB – Pelo que sabemos, a decisão não foi mantida. O Sr. voltou atrás. Tem algum fator que você quer atribuir esse recuo da desistência?
Alguns dos meus eleitores afirmam que se eu não sair eles vão anular o voto e/ou votar em candidatos de Camacan. Posso até citar alguns nomes: Gordo e família, Sr. Adalberto, Nafaldo, Né Pires, entre tantos que me procuraram. Por respeito aos meus eleitores vou repensar e com cautela tomar minha decisão.
MB – O Sr. está certo de que deve disputar outra eleição ou é apenas uma pressão popular de seus eleitores e simpatizantes?
Sinceramente, eu queria desistir. Alguém pode até dizer que estou fazendo isso para me promover. Modéstia à parte, não preciso me promover, pois 50% dos meus eleitores são fiéis a mim, hoje eu teria 300 votos garantidos pra inicio de uma campanha.
MB – O distrito onde o Sr. tem grande eleitorado e é sua base eleitoral tem registro de forte cooptação de votos nos dias de votação. O Sr. não tem medo de uma derrota comprada?
Tentaram isso na passada e não conseguiram me derrotar, o povo de Jacareci é inteligente. Graças a Deus que a maioria dos eleitores daqui votam pela competência do candidato e valorizam o voto de forma consciente. Infelizmente ainda tem uns poucos que vendem ou trocam o voto. Não estou preocupado.
MB – Com base em quê o Sr. volta pra disputa em 2012?
Acredito que embora haja pessoas competentes para me substituir, infelizmente elas ainda não se manifestaram. Os que se manifestaram tiveram uma rejeição da minha base de apoio. Segundo a minha base, eles votariam em mim e não em quem eu apoiar. Isso me deixa inseguro a ponto de não arriscar uma derrota, isso seria desmoralizante para o meu grupo.
MB – Pelo que se ouve em Jacareci, de lá, deve sair outra vez mais de 2 candidatos para disputa. Alguns já conhecidos do eleitor e outros novatos. Isso não o incomoda?
Pelo contrário, nenhum dos que me apoiaram afirmam ser candidatos. Os que se manifestaram até agora foram meus adversários, não votaram em mim e nem votariam. Pra mim isso não faz diferença, perdi alguns votos mas, conquistei outros.
MB – O Sr. tem se destacado muito na atuação de vereador. Pelo menos é o que se ouve de alguns nomes da política em Camacan. O Sr. não teme que por conta desse destaque dos demais colegas, comece a ter seu trabalho de vereador embargado?
Não. Mas estou preparado para reagir. Tenho que ter humildade e fé em Deus. Como sou religioso e acredito na justiça de Deus, creio que a gente colhe aquilo que planta. Mesmo na política!
MB – Como é sua relação com os demais vereadores?
Graças a Deus, muito boa. Uns não se pode confiar, mas há gente de boa índole e com decência. Esses merecem ser reeleitos, pois sou testemunha ocular da boa atuação.
MB – A Bancada que o Sr. faz parte, trabalha em conjunto?
Sinceramente, não. Mas procuramos nos entender de forma amistosa e com coerência.
MB – Qual é a sua posição frente ao executivo?
Sou da base do executivo, tenho que ter uma postura ética. Elogio quando merece e critico quando necessário. Eu ajo de acordo a minha consciência e não por pressão de outrem.
MB – O Sr. está satisfeito com o trabalho da prefeita?
Num primeiro momento, sim. Só estarei satisfeito de fato, quando ela realizar algumas ações que acho de fundamental importância para o desenvolvimento do distrito de Jacareci. Caso não cumpra poderei mudar de idéia. Cito as ações: Desapropriação e Instalação da Agencia Comunitária dos Correios .
MB – Vereador, neste momento, grandes quadros políticos de Camacan com vistas nas eleições de 2012, estão se articulando para migrar nos próximos meses para outros partidos. O Sr. pretende ser candidato a reeleição pela mesma legenda ou vai mudar também?
Não quero mudar de partido, sou do PSL e pretendo continuar, pois já mudei de partido duas vezes.
MB – O que o Sr. pensa dessas mudanças todas que estamos vendo a movimentação?
Faz parte do processo político, afinal vivemos num país democrático, não acredito que o político fique aprisionado a um partido sem que não esteja satisfeito .
MB – Vereador, o Sr. acredita que a troca de partido vai ajudar na votação dos já anunciados pré-candidatos?
Acho que não, o povo vota no candidato e não no partido. O partido é importante no processo, tudo vai depender da quantidade de votos que os candidatos do partido terão. Imagine só o PT de Camacan, um partido grande conseguiu eleger um só vereador. O PSL conseguiu eleger 03 vereadores. Quem faz um partido forte são os candidatos que tem votos, um ajuda o outro.
MB – Voltando a falar da vereança: Com a volta de um número maior de cadeiras para a Câmara, o Sr. não acha que sua reeleição será mais difícil que a 1ª?
Toda reeleição é complicada. Antes o povo me via como uma alternativa e tudo que eu fazia era elogiado, hoje o que eu faço não passa de uma obrigação, é o que muitos pensam. Mas, infelizmente eu não vejo nada de novo, os pré - candidatos só se manifestam em época de eleições também. Dificilmente, vemos alguns deles se envolverem em movimentos sociais ou participarem das ações comunitárias. Vou continuar com a mesma postura de antes, não vou gastar dinheiro para a reeleição.

MB – Na próxima candidatura o Sr. vai fazer alguma alteração no seu nome e numero?

Acredito que não.

MB – Suas considerações finais...

Sou contra a compra de votos. Enquanto existir esse método haverá um sistema falido na administração publica. Continuarei trabalhando com esperança que o povo reconheça o meu esforço. Continuarei apoiando os atos do executivo, não posso torcer para dar errado, pois quem sairia perdendo é a sociedade. Vou deixar sob a responsabilidade do eleitor esse julgamento, pois o povo é sábio. Todos os pré – candidatos a prefeito são pessoas que merecem a minha admiração e respeito. Vocês sabem que eu sou um político moderno, não posso fazer dos meus adversários meus inimigos. Toda a autoridade é constituída por Deus, daí acredito, que se tivermos fé em Deus , o povo escolherá o melhor para Camacan .
Um abraço a todos os leitores do Miolo Baiano!

Nenhum comentário: