terça-feira, 19 de julho de 2011

120 ANOS DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA BAHIA

A mais antiga entidade comercial do Brasil e do continente americano, a Associação Comercial da Bahia (ACB) completou 200 anos de história e luta em favor da economia do estado e do país no último dia 15 de julho.


Para celebrar a data, será lançado neste dia 21,(quinat-feira), o livro Associação Comercial da Bahia – Trajetória de uma instituição pioneira, escrito pela jornalista Alessandra Nascimento e financiado pela Wilson, Sons e Intermarítima. A publicação tem 170 páginas e encontra-se nas versões português e inglês.



O livro conta com fotografias raras de personalidades ilustres que passaram pela ACB, como os ex-presidentes Getulio Vargas, Washington Luis e Marechal Hermes e o diplomata Rui Barbosa, entre outros. Os leitores poderão ver transcrições de documentos importantes, como Atas históricas que registram a presença do Imperador D. Pedro II, durante visita à Bahia, no século XIX. Ele contém ainda textos introdutórios do governador da Bahia, Jacques Wagner, do presidente da ACB, Eduardo Morais de Castro, e do CEO do Grupo Wilson, Sons, Cezar Baião.

O presidente da ACB, Eduardo Morais de Castro, destaca em seu texto a relevância da sede da entidade, “um templo que nasceu na Colônia, testemunhou o Império, e finalmente viveu a República, na marcha indelével da Bahia no seu curso de desenvolvimento”. O Paço, como o edifício é conhecido, que passou recentemente por uma grande reforma patrocinada pela Wilson, Sons e outras empresas, abrigou capítulos importantes da história da Bahia e do Brasil.



A autora Alessandra Nascimento é repórter especial de economia do jornal Tribuna da Bahia e colunista do site Notícia Capital. Ela também escreveu o livro “Associação Comercial e a evolução econômica da Bahia”.


*Com informações do JdM.

Nenhum comentário: