quarta-feira, 20 de abril de 2011

TILÁPIA É TEMA DE FESTIVAL GASTRONÔMICO NA BAHIA

Até o dia 9 de maio, a Bahia é anfitriã do Festival da Tilápia, evento promovido pela Secretaria da Agricultura, através da Bahia Pesca, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e com apoio do Sebrae. O festival reúne 28 restaurantes em Salvador, Camaçari e Ilhéus que criaram pratos específicos para o projeto.

Este é o segundo ano do festival, que apresenta receitas com o peixe assado, grelhado e cozido.


A tilápia é um peixe de carne branca e de sabor suave.

O gosto pelo peixe vem crescendo no mundo, tendo os Estados Unidos como um dos principais consumidores. Na Bahia não é diferente. A moqueca de tilápia é hoje um dos pratos mais pedidos no restaurante.


História:
Segundo historiadores, a tilápia tem origem africana. No Brasil, o peixe foi introduzido na década de 50. A partir do final dos anos 60, o quadro começou a mudar com a introdução da tilápia nilótica, mais fácil de criar.

Hoje a Bahia é o maior produtor de tilápias da região Nordeste. Para ampliar ainda mais essa produção, a Bahia Pesca desenvolve uma série de projetos no interior do estado, realizando o povoamento de aguadas públicas e a implantação de unidades demonstrativas de tanques-rede.

Nas aguadas públicas, em parceria com as prefeituras e associações de produtores rurais, é feita a distribuição de alevinos periodicamente, o mesmo ocorrendo nas unidades demonstrativas de tanques-rede. Após um período que varia de seis a oito meses, os alevinos (filhotes de peixes) atingem a idade adulta, chagando a pesar mais de um quilo, quando então são capturados para consumo e comercialização.

*FONTE: Agecom.

Nenhum comentário: