Com a permissão para fazer de suas quatro propriedades fonte de matéria-prima para sua fábrica na Fazenda Nossa Senhora de Fátima, no município de Camacan, a empresa anuncia sua entrada nos mercados nacional e internacional.
A produção é voltada para móveis e utensílios em madeira nativa, originária do ecossistema da Cabruca, denominação regional do Sul da Bahia para o plantio preservacionista do cacau em mata nativa. Neste sistema, somente a vegetação herbácea é retirada, uma vez que as grandes árvores da Mata Atlântica e sua biodiversidade são preservadas. São essas árvores, responsáveis pelo sombreamento do cacaueiro, que, quando mortas, servirão de matéria-prima para a Camacã.
São cerca de 800 hectares, com uma média de 70 árvores nativas por hectare, o que resulta em um número próximo a 56.000 árvores. É desse universo que a empresa retira a matéria-prima, cuidando para que esse processo não prejudique outras árvores.
De acordo com Maia Filho, a ideia é levar a natureza o mais intacta possível para espaços privilegiados e versáteis: “Tudo sem causar danos ao ambiente”.
A intervenção humana é a menor possível, ressaltando a beleza natural das formas. Em outras peças, feitas em série, há a intervenção do designer, mas as características originais da madeira fazem com que cada peça continue sendo singular. A escolha das toras é feita pelo diretor e designer da Camacã, Euvaldo Maia, que, ao analisar uma por uma, decide qual o tipo de peça a ser produzida. Grande diferencial é a cadeia de custódia, que permite ao consumidor final conhecer todo o caminho percorrido desde a descoberta da madeira até a loja.
As espécies utilizadas são Pequi-Preto, Vinhático, Jequitibá, Araçá e Pau D’arco. “Sempre caem ou morrem árvores. Elas tem um ciclo de vida, desenvolvimento e morte, assim como nós. O bom é que uma árvore caída pode render várias peças e evita que árvores saudáveis sejam cortadas”, diz.
As peças são feitas de forma artesanal e a produção mensal é de 30 itens. As peças classificadas como “orgânicas” são únicas, mesmo porque as criações são feitas com o mínimo de intervenção na madeira original. A produção seriada, geralmente, é feita a partir de projetos de arquitetos e designers ou em alguns casos específicos, por encomendas.
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