segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

NÚMERO DE BENEFICIÁRIOS DE COTAS CHEGA A QUASE METADE DOS INSCRITOS NO SISU

Do total de inscritos nesta edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), 44,3% se identificaram como cotistas - alunos que cursaram integralmente o ensino médio na rede pública de ensino.

Ao todo, foram 1.949.958 candidatos no processo seletivo, dos quais 864.830 se inscreveram por meio das cotas. "Está abaixo do que é o peso relativo da rede de ensino", ponderou o ministro Aloizio Mercadante (Educação) nesta segunda-feira.

Isso porque 88% dos concluintes do ensino médio estão matriculados na rede pública de ensino. Apenas 12% dos estudantes que estão no último ano do ensino médio estudam em escola particular.

O ministro voltou a destacar que o desempenho dos cotistas ficou muito próximo da média geral. Em medicina, um dos cursos tradicionalmente mais concorridos, a nota de corte da ampla concorrência, por exemplo, foi de 787,56 pontos. Entre os cotistas, a nota foi de 761,67 pontos.


Na manhã de hoje, a presidente Dilma Rousseff falou sobre o Sisu em seu programa de rádio semanal, "Café com a presidenta". "O Sisu tem sido fundamental para ampliar e democratizar o acesso dos jovens à educação superior", afirmou a presidente.
O Sisu seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior de todo o país e utiliza como critério único o desempenho dos candidatos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).Desta vez, são ofertadas 129.319 vagas em 101 instituições federais e estaduais. A primeira chamada começou nesta segunda-feira.
* Fonte: FOLHA.

Nenhum comentário: