quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MAIS DE 40 MIL MULHERES SE TORNARAM MÃE PRECOCE NA BAHIA EM 2012

O número é da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). 40.350 adolescentes com idades entre 10 e 19 anos tiveram, em 2012, o primeiro filho, uma redução se comparado ao ano de 2011, quando 46.611 adolescentes deram à luz. Os dados se referem apenas a crianças nascidas vivas.

TENDÊNCIA: 
Com a implantação de um programa de orientação, a tendência é que o número se torne ainda menor a curto e médio prazo, uma vez que as adolescentes passaram a ter maior acesso a ações específicas como o planejamento reprodutivo, que tem como principal objetivo de orientá-las a evitar uma gravidez indesejada, além de prevenir uma segunda gestação.

As adolescentes têm acesso a psicólogos, enfermeiros, médicos e assistentes sociais. Em encontros, são discutidos temas ligados à prevenção da gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e hábitos saudáveis de vida para promoção da saúde de um modo geral.

O projeto de assistência e atenção à saúde da adolescente, realizado pela Sesab em parceria com o Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (OPA), implantado em 2009 e intensificado em 2010 está funcionando nas maternidades públicas de Salvador.
*Com informações da Tribuna.

Nenhum comentário: