sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

HORÁRIO DE VERÃO 2013/14 TERMINA COM RESERVATÓRIOS DE ÀGUA EM ESTADO CRÍTICO

À meia-noite deste sábado (15), depois de 119 dias, termina o horário de verão nas Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os relógios devem ser atrasados em uma hora.

O objetivo do horário diferenciado é reduzir o consumo de energia, aproveitando a luz natural, sobretudo entre 18 e 21 horas. Onde se entende que o menor consumo de energia consumirá menos água das hidrelétricas nesse período de  muito sol em que a luz natural do dia dura mais tempo. No entanto, no verão rigoroso que o país está vivendo já acredita-se que em muitas das cidades que adotaram o horário provisório de economia, não haverá muito o que comemorar, em virtude do alto consumo de energia por ventiladores, ar-condicionado  e outros equipamentos de refrigeração.
No ano passado, o horário de verão permitiu uma economia de 4,6% nos horários de pico, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Um balanço dos números deste ano, em que o  nível dos reservatórios estão muito abaixo dos limites, sobretudo no Sudeste, preocupa, deve ser divulgado nos próximos dias.
*Com informações do Estadão. 

Nenhum comentário: