quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ESTATUTO DA CRIANÇA COMPLETA 20 ANOS

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa, nesta terça-feira (13), 20 anos. Apesar de importante a data, ainda falta muito para ganhar uma comemoração à altura. O número de conselhos tutelares cresceu em 24%, porém, têm estrutura bastante precária. De acordo com uma pesquisa da ANDI, existem hoje no Brasil 5.772 conselhos, o que representa um aumento de 23,94% em relação à quantidade do ano de 2006, quando existiam 4.657 unidades. Mas devido à falta de infra-estrutura, os órgãos não conseguem prestar às crianças e aos adolescentes toda a assistência necessária.

Prova das dificuldades enfrentadas pelos conselhos é que em Alagoas, por exemplo, apenas 30% deles contam com telefones. Muitas vezes, o próprio conselheiro é que usa o seu celular pessoal para atendimentos, de acordo com o coordenador-geral do Fórum Estadual dos Conselhos Tutelares de Alagoas, José Edmilson de Souza.

BAHIA:
No estado baiano, segundo Uellington Sousa Rios, presidente da Associação de Conselheiros Tutelares do estado, a situação não é diferente e limita muito a apuração de denúncias. 'O estado é enorme e alguns conselhos cuidam de grandes áreas. Em vários municípios não temos carros e, quando existem, não há combustível. O mesmo ocorre com o telefone', salienta.

Nenhum comentário: