sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

190 CIDADES BAIANAS FICARAM NO ESCURO

Cerca de um milhão de consumidores de 190 municípios baianos ficaram sem energia elétrica durante 28 minutos, entre 16h45 e 17h13 da última terça-fera, depois que uma falha na linha de transmissão Norte-Sul, de 500 mil volts, interrompeu o fornecimento em todos os estados nordestinos.

Em Salvador, o apagão atingiu apenas alguns bairros, devido ao acionamento do Esquema Regional de Alívio da Carga (Erac), segundo o gerente de operações do sistema elétrico da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Sérgio Melo.
Melo informou que o Erac foi acionado pela Coelba cinco minutos após a interrupção, às 16h50. O objetivo, afirmou, é evitar o "efeito cascata". "Se não acionássemos o sistema, mais municípios seriam atingidos por mais tempo".

Consumidores:
Segundo Melo, em Salvador o apagão atingiu os bairros de Pituaçu, Patamares, Águas Claras, Federação, Amaralina e Pituba. Ele informa que este tipo de apagão geralmente não causa prejuízo ao consumidor doméstico, uma vez que são desligados os transmissores para evitar sobrecarga.

Mesmo assim, o consumidor que se sentir prejudicado deve procurar uma agência da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e formalizar a reclamação. "Analisaremos todas", disse o gerente de operações.

*Com informações do TN-Ba.

Nenhum comentário: