Filho do Italiano Fioravante com a Espanhola Maria Vitória, Padre Victório e mais seus três irmãos, nasceu em Mirassol, interior paulista em 1930.
Em 4 de dezembro de 1957 foi ordenado padre pela congregação dos Palotinos (SãoVicente Palotti). Logo em seguida, foi Professor no Seminário da Comunidade palottina em São Paulo de onde saiu e foi designado para iniciar os trabalhos da província no Estado da Bahia.
Em 1981 chegou à Paróquia de São Sebastião em Camacan, de onde comandou por muitos anos uma grandioso trabalho católico que desencadeou num notório crescimento e reavivamento de igrejas e fiéis na região.
À frente da paróquia, Victório organizou e reestruturou todas as comunidades católicas pertencentes a Matriz, com as construções das Igrejas-sede dos Povoados de Jacareci, Leoventura e do Distrito de São João do Panelinha. Além de São João do Paraíso e o kilômetro 15 na região de Potiraguá. Permanecendo como Vigário da paróquia por exatos 20 anos.
Conhecido e muito criticado pelas exigências comportamentais dos fiéis na doutrina da fé, foi também ele quem trouxe à Camacan uma atenção especial do comandante da Diocese de Itabuna, na ocasião, o então Bispo Diocesano e hoje já falecido, Dom Paulo Lopes de Faria.
Em 7 de Janeiro de 2001, Vitorino como era apelidado pelos jovens atuantes na igreja na época, deixou a Matriz de São Sebastião e mudou-se para a Diocese de Eunapolis, sob comando até hoje de Dom José Edson, que coicidentemente completou mais um ano de vida no dia de ontem, 3.
Na nova família de religiosos, o padre assumiu a responsabilidade de transformar e fazer tornar paróquia a comunidade de Santa Edwigens no bairro do Centauro, um dos bairros mais nobres do município. Lá, como não fora diferente de todas as outras construções que ele comandou, construiu a mais bela e moderna igreja da diocese de Eunapolis. A chamada "Igreja redonda" que segundo fiéis do bairro diz ser a mais cobiçada pelos padres da diocese.
A igreja redonda tem uma arquitetura arrendodada de frente, em formato de leque e compreende em sua estrutura um complexo de paróquia completo, com casa de apoio paroquial, secretaria, sacristia e sala de aula.
Mais o que chama mais atenção na igreja são os detalhes do interior da igreja: Todas as pinturas das paredes da igreja foram pintadas pelo próprio padre. E não pára por aí. As cadeiras do altar, os bancos do fiéis e todo aparato que dá suporte às atividades da paróquia foi também desenhado pelo padre-construtor e confeccionado em madeira nobre por uma empresa escolhida a dedo e sobre a orientação e supervisão do idealizador, claro.
Nesta quarta-feira (4), Padre Victório completa 79 anos de idade cheio de disposição e ainda com toda inspiração religiosa e trabalhista que sempre lhe fez destacar de tantos outros religiosos. Falando ao Miolo Baiano nas vesperas desta ocasião, o sacerdote brincou com o blogueiro dizendo se não bastasse sua paixão pela Bahia ainda tem a feliz coincidência de fazer aniversario na mesma data de aniversário do baiano Rui Barbosa.
Um comentário:
Padre Vitório.
É com muita alegria e saudades que leio essa matéria de seu aniversário. Meus parabéns e quero
que o sr. saiba que aqui em Camacan
o sr. é lembrado constantemente.
Fique com Deus e com nossas lembranças.
Gilson e Fátima.
Postar um comentário