quarta-feira, 4 de novembro de 2009

PADRE VICTÓRIO ESCREMIN FAZ 79 ANOS

PADRE VICTÓRIO NO ALTAR DA PARÓQUIA SANTA EDWIGENS
Hoje, (4) de Novembro é aniversário do inesquecível Padre Victório Escremin SAC.
Filho do Italiano Fioravante com a Espanhola Maria Vitória, Padre Victório e mais seus três irmãos, nasceu em Mirassol, interior paulista em 1930.
Em 4 de dezembro de 1957 foi ordenado padre pela congregação dos Palotinos (SãoVicente Palotti). Logo em seguida, foi Professor no Seminário da Comunidade palottina em São Paulo de onde saiu e foi designado para iniciar os trabalhos da província no Estado da Bahia.
Em 1981 chegou à Paróquia de São Sebastião em Camacan, de onde comandou por muitos anos uma grandioso trabalho católico que desencadeou num notório crescimento e reavivamento de igrejas e fiéis na região.
À frente da paróquia, Victório organizou e reestruturou todas as comunidades católicas pertencentes a Matriz, com as construções das Igrejas-sede dos Povoados de Jacareci, Leoventura e do Distrito de São João do Panelinha. Além de São João do Paraíso e o kilômetro 15 na região de Potiraguá. Permanecendo como Vigário da paróquia por exatos 20 anos.

FOTO DA PINTURA DO PADRE NA NOVA PARÓQUIA

Conhecido e muito criticado pelas exigências comportamentais dos fiéis na doutrina da fé, foi também ele quem trouxe à Camacan uma atenção especial do comandante da Diocese de Itabuna, na ocasião, o então Bispo Diocesano e hoje já falecido, Dom Paulo Lopes de Faria.

Líder nato, padre Victório ainda se destacou também como um grande líder de comunicação de massa em toda região. Sempre convidado para pregações especiais e consultado sobre diferentes projetos e organizações da fé em quase todas as paróquias da Diocese.
Com sua postura de incansável trabalhador; em todo tempo que esteve no comando da paróquia, ele sempre esteve envolvido nas questões humanitárias da cidade representanto a CÁRITAS e a associação ADVENIAT da Alemanha, que muito o apoiou nas construções das capelas pequenas e na grandiosa Igreja da Rainha dos Apóstolos na parte alta da cidade.
FOTO DA INAUGURAÇÃO DA IGREJA REDONDA

Em 7 de Janeiro de 2001, Vitorino como era apelidado pelos jovens atuantes na igreja na época, deixou a Matriz de São Sebastião e mudou-se para a Diocese de Eunapolis, sob comando até hoje de Dom José Edson, que coicidentemente completou mais um ano de vida no dia de ontem, 3.

Na nova família de religiosos, o padre assumiu a responsabilidade de transformar e fazer tornar paróquia a comunidade de Santa Edwigens no bairro do Centauro, um dos bairros mais nobres do município. Lá, como não fora diferente de todas as outras construções que ele comandou, construiu a mais bela e moderna igreja da diocese de Eunapolis. A chamada "Igreja redonda" que segundo fiéis do bairro diz ser a mais cobiçada pelos padres da diocese.

A igreja redonda tem uma arquitetura arrendodada de frente, em formato de leque e compreende em sua estrutura um complexo de paróquia completo, com casa de apoio paroquial, secretaria, sacristia e sala de aula.

Mais o que chama mais atenção na igreja são os detalhes do interior da igreja: Todas as pinturas das paredes da igreja foram pintadas pelo próprio padre. E não pára por aí. As cadeiras do altar, os bancos do fiéis e todo aparato que dá suporte às atividades da paróquia foi também desenhado pelo padre-construtor e confeccionado em madeira nobre por uma empresa escolhida a dedo e sobre a orientação e supervisão do idealizador, claro.

Nesta quarta-feira (4), Padre Victório completa 79 anos de idade cheio de disposição e ainda com toda inspiração religiosa e trabalhista que sempre lhe fez destacar de tantos outros religiosos. Falando ao Miolo Baiano nas vesperas desta ocasião, o sacerdote brincou com o blogueiro dizendo se não bastasse sua paixão pela Bahia ainda tem a feliz coincidência de fazer aniversario na mesma data de aniversário do baiano Rui Barbosa.

Um comentário:

Unknown disse...

Padre Vitório.

É com muita alegria e saudades que leio essa matéria de seu aniversário. Meus parabéns e quero
que o sr. saiba que aqui em Camacan
o sr. é lembrado constantemente.
Fique com Deus e com nossas lembranças.
Gilson e Fátima.