sexta-feira, 16 de setembro de 2011

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DE PRAIAS MOVIMENTA SUL DA BAHIA

O Projeto Baleia Jubarte e o Patrulha Ecológica - Escola da Vida realizam neste sábado, 17, a limpeza nas praias do município de Caravelas, extremo sul da Bahia. A ação, que terá início às 7 da manhã em Barra de Caravelas, faz parte da comemoração do Dia Mundial de Limpeza de Praias, celebrado, geralmente, no terceiro sábado de setembro.

O evento é marcado pela ação de voluntários que vão às praias coletar o lixo encontrado no local, responsável, muitas vezes por poluir mares e impactar negativamente na qualidade de vida dos animais marinhos. Em Caravelas, a ação, que já está em sua 15ª edição, é feita em parceria com a Associação Sócio-Ambiental Jogue Limpo.
O Dia Mundial de Limpeza de Praias mobiliza e chama a atenção da comunidade, de estudantes e do poder público local para a necessidade da realização de ações conjuntas em prol da melhoria da qualidade de vida do ambiente costeiro, com especial atenção à biodiversidade do Banco dos Abrolhos, maior berçário reprodutivo das baleias jubarte em todo o Atlântico Sul Ocidental.


Segundo divulgação da assessoria de imprensa do órgão, apenas na edição do ano passado, cerca de 700 quilos de lixo foram recolhidos, em um único dia, ao longo de um trecho de 7,3 km. De acordo com o coordenador de educação ambiental do Instituto Baleia Jubarte, “a ação é fundamental para sensibilizar a comunidade para a questão do lixo, que traz consigo uma série de complicações para o meio ambiente e para a saúde do planeta".

LIMPEZA EM ILHÉUS:

Em Ilhéus, o mutirão de limpeza acontece a partir das 8 horas deste domingo na praia do Cristo.

Nenhum comentário: