segunda-feira, 19 de julho de 2010

GOVERNO BAIANO FAZ AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Ao longo de três anos e meio, o governo da Bahia levou programas educacionais estruturantes e universais à zona rural do estado. Cerca de 500 mil baianos foram alfabetizados por meio do programa Todos pela Alfabetização (Topa), devolvendo à população o direito de ler e escrever.

Desses, cerca de 60% estão na zona rural."A Bahia tem a maior população rural do país e o que estamos fazendo é um resgate de uma dívida histórica daqueles que vivem no campo, em sua grande maioria, excluídos do direito à educação", afirmou o secretário da Educação, Osvaldo Barreto.

A parcela da população historicamente excluída do processo educacional se beneficia também com programas de educação no campo. Por meio deles, a educação chega, de fato, ao interior, abrangendo cerca de 200 mil estudantes, distribuídos em cinco mil localidades.

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) deu um salto de 1.000% na oferta de vagas na educação profissional, beneficiando mais de 40 mil jovens. "Estamos preparando nossos jovens para o mundo do trabalho, com atendimento direto no seu território de identidade", observou o secretário.

Hoje, a Bahia oferece ainda o maior projeto de formação de professores das redes estadual e municipal do país, através do Programa de Formação Inicial, cuja meta é ofertar, até 2011, 60 mil vagas.

A participação efetiva da comunidade escolar através do grêmio, do colegiado e de eleições para diretor é outro destaque na política de democratização da educação do governo da Bahia.

Nenhum comentário: