segunda-feira, 12 de julho de 2010

FABRICANTES DE OLHO NA BAHIA

A Gamesa, Siemens e GE estudam a construção de fábricas de equipamentos eólicos na Bahia. As três empresas estão em negociação com o governo do estado para obter incentivos fiscais para a implantação das unidades.

“A Bahia tem uma série de atrativos, como licenciamento ambiental simplificado, diferimento do ICMS em torno de 90%, projetos de capacitação de mão-de-obra e opções de terrenos para a construção das fábricas”, afirma o secretário de Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, James Correia, sem revelar em que estágio estão as negociações.

A estratégia do governo baiano é oferecer uma série de incentivos neste momento para estimular o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva eólica no estado.

A proposta inclui também descontos tributários para os empreendedores que comprarem equipamentos fabricados na Bahia.

No fim de 2009, a Alstom assinou protocolo de intenções com o governo da Bahia para instalar uma fábrica de turbinas eólicas no estado. Com investimentos de R$ 50 milhões, a planta terá capacidade de produção de 300 MW/ano e deverá entrar em operação no início de 2011.

A Bahia abrigará 18 projetos eólicos negociados no primeiro leilão de energia eólica, em dezembro de 2009, totalizando 390 MW.

O investimento previsto nesses parques é de R$ 1 bilhão. Além disso, estão em estudo outros 8,7 mil MW em usinas eólicas. O estado tem um potencial eólico estimado de 45 mil MW.

*Fonte: Energia Hoje

Nenhum comentário: