quinta-feira, 8 de outubro de 2009

MILHARES DE SENHAS DOS E-MAILS HOTMAIL, GMAIL E YAHOO FORAM ROUBADAS

Nesta quarta-feira (7) muitos jornais do Brasil inteiro, noticiaram o roubo de senhas de milhares de endereços eletrônicos em todo país. Segundo as reportagens, o vazamento de senhas de três serviços de e-mail - Hotmail, Gmail e Yahoo! - no fim de semana tenha sido causado por um golpe batizado de “phishing”.
Phishing é uma palavra em inglês para representar um tipo de fraude muito comum em que o internauta recebe mensagens não solicitadas por e-mail, via recados no Orkut, por exemplo, e pelos programas de mensagens instantânea, como o Live Messenger (popularmente conhecido como "MSN").
O objetivo de praticar essa fraude é confundir o usuário – para isso, usa-se mensagens como se fossem de um banco, site de compras, Receita Federal, entre outros.
O internauta que "cai" no golpe fornece seus dados ou clica em links repletos de vírus.
Os meios mais usados por criminosos para enganar os internautas com o phishing são o envio de cartões virtuais, álbum de fotos, notícias e boatos, inscrições para programas de televisão, convites para sites de relacionamento, promoções e prêmios.
Eles também usam sites falsos de empresas como bancos e também órgãos ligados ao governo: IBGE (censo), Receita Federal, Polícia Federal, SERASA e SPC (órgãos responsáveis por análise de crédito ao consumidor) .
Fique ligado porque essas instituições nunca usam e-mails ou links para se comunicar com as pessoas.

Nenhum comentário: