Entre as propriedades ocupadas pelos índios estão as de políticos e grandes empresários. Os fazendeiros reclamam que os índios estão armados com revólveres, espingardas e rifles. No entanto até a tarde do último sábado (24), as polícias de Camacan informaram ao blog que não havia contabilizado nenhuma vítima nos limites do município por conta dessas invasões. A mesma informação fora dita por moradores do Distrito de Jacareci que já contabiliza cinco dessas invasões.
Após contabilizar o primeiro registro de ferimento gerado pelo momento de tensão entre índios e os donos das propriedades, o governador Jaques Wagner solicitou ao ministério da Justiça o apoio da Força Nacional para conter possíveis conflitos e evitar que ocorram novas mortes.
Com estas tomadas das fazendas, os indigenas objetiva pressionar o Supremo Tribunal Federal a julgar ação civil ordinária que tramita em Brasília há 30 anos. A ação foi proposta pela Funai, Fundação Nacional do Índio, para tentar anular os títulos de posse concedidos a fazendeiros nas décadas de 60 e 70.
*Com informações do A Região - Imagem Ilustrativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário