quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

FESTA DE IEMANJÁ COM AÇÃO DE ONG ECOLÓGICA

A Festa de Iemanjá é a maior manifestação popular que acontece logo antes do Carnaval. Porém, entre os costumes da população que sai de casa para homenagear a Rainha do Mar está atirar ao mar presentes para Iemanjá e, na tentativa de alcançar graças, poluem o oceano com objetos como espelhos, frascos de perfume, papel de sabonete,entre outros.


Para evitar que este fato volte a acontecer, a ONG ambientalista Grupo Ecológico Amigos da Onça (GEAMO) fará uma campanha em plena Festa de Iemanjá para esclarecer a população sobre que tipos de materiais não devem ser atirados ao mar por serem de difícil decomposição. Segundo o presidente da ONG, Marcell Moraes, há uma forma de fazer oferendas e não agredir o mar ao mesmo tempo, o que ele batiza de “Iemanjá verde”.


O "Iemanjá verde" é um balaio , feito de produtos ecologicamente corretos e que têm ausência de produtos que não são biodegradáveis. Uma sugestão do ambientalista, por exemplo, é tirar o perfume do frasco e oferecer à Rainha do Mar apenas o líquido. “Ninguém quer ver sua casa suja e Iemanjá também não quer ver. Precisamos alertar a população para não sujar a maior Baía do Brasil, que é a de Todos os Santos”
Este é o segundo ano da campanha da ONG GEAMO, que acontecerá em todos os pontos da festa com intervenções junto ao público, anúncios e panfletagem.

Nenhum comentário: