terça-feira, 29 de novembro de 2011

SELO BAIANO É CRIADO PARA PROTEGER ARTESANATO LOCAL

Os produtos do artesanato baiano serão certificados pelo Governo do Estado com o objetivo de diferenciar e proteger a produção local de cópias e falsificações. O selo "A Bahia Feita à Mão", concebido pelo Instituto Mauá, em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, foi lançado nesta segunda-feira (28), no Palácio da Aclamação, sede do governo, com a presença do governador Jaques Wagner.



"Todos que vêm (ao estado) querem levar alguma coisa que caracterize a visita feita à Bahia. Quando você cria um selo desses, oferece mais conforto a quem compra e a quem vende mais condições de evoluir na sua produção”, justificou o governador. O selo faz parte do Programa de Certificação do Artesanato Baiano, também lançado no evento, e vai garantir que o produto é feito à mão e na Bahia.

O selo que conta com o apoio do Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) e vai certificar cerca de 180 produtos ao longo de quatro anos. Haverá “a identificação dos procedimentos técnicos, sociais e culturais que estão relacionados aos produtos.

Nenhum comentário: