quarta-feira, 13 de julho de 2011

SÃO JOÃO DO PANELINHA TEM IGREJA NOVA


Acabou a maratona de forró promovida pela prefeitura, nas comunidades pequenas do município de Camacan. Sem grandes atrações mas com muita particpação popular, o destaque das festas dos santos Antonio, João e Pedro, ficou mesmo com o Distrito de São João do Panelinha, que além de receber a melhor estrutura e melhor grade de atrações musicais que a prefeitura disponibilizou, ganhou também uma nova igreja; animando ainda mais os festejos de seu padroeiro.


Numa noite de temperatura agradável e ao som de muita animação da Banda Acordes Simples, que de cima de um mini-trio animou centenas de fiéis que cantarolavam canticos religiosos enquanto caminhavam em procissão pela principal avenida de Panelinha.


A comunidade católica local, festejou muito a concretização da tão sonhada nova "casa de Deus".


Famílias inteiras, jovens e muitas crianças caminhavam e louvavam a Deus com alegria estampada nos rostos e cartazes com dizeres de agradecimento pela realização da tarefa de construção. A mesma alegria era possível ver nos rostos de quem não acompanhava a procissão elétrica. Das portas das residencias, das lojas do comércio, de cima das lages, enfim, de todos os lados se via uma população alegre com aquela festividade que iniciou no Posto Senhor do Bonfim e aos poucos ia tomando avenida em direção à praça da igreja.


Em meio a tanta alegria, vários empresários católicos da matriz de São Sebastião, e políticos do município, se misturavam aos leigos anônimos sem nenhuma pompa, aumentando ainda mais oo coro do tão famoso "Eu navegarei", cantando e dançando no meio da rua.


Ao chegar à nova igreja, o espaço que alí estava sendo inaugurado como novo e grande, se tornara pequeno para o número de pessoas que acompanharam o percurso de procissão para assistir a primeira Missa na Igreja Nova.


Prefeita, Vereadores, Secretários, nem mesmo eles conseguiram cumpriri o protocolo de ocuparem os lugares da primeira fila, como é costume acontecer nas celebrações festivas. O espaço estava lotado por fiéis e curiosos. Até o altar onde rigorosamente é respeitada as ordens litúrgicas de separar animadores de celebrantes, este também estava disputado pelas crianças, e o que se viu naquela noite foi verdadeiramente uma grande manifestação de fé dos católicos da comunidade e resgate dos bons tempos de novenário e procissões lideradas pelo inesquecível Padre Victório, que por sua vez, teve seu nome lembrado no discurso final, feito por um dos membros da direção da comunidade, quando afirmou que aquele dia "era o grande sonho de Padre Victório".


Mais as homenagens não se limitaram apenas ao padre idealizador daquela construção, líderes comunitários que deram importantes contribuições para o povo católico dalí, também foram mencionados e chamados ao altar para testemunharem a luta e as conquistas do tempo que durou a iniciativa de terem uma nova casa de oração, entre eles o atual secretário Arismal Alencar, que por muitos anos liderou na igreja local. E, claro, os maiores homenageados foram o padroeiro que teve na sua imagem uma entrada solene e o dono da casa "Jesus no Santissímo Sacramento, que foi recebido para a nova morada - capela - com muito aplauso e lovor.


Formado por um grupo de mulheres fervorosas, o coral São João, animou a liturgia da festividade e esbajou simpatia de modestas senhoras que cumpunha um discreto e delicado coral.


Celebrada pelo paróco Lourival Hélio e concelebrada pelos padres palotinos da região, a missa foi toda recheada de critividade elaborada pela equipe de animação. Um dos momentos mais aplaudidos por eles interpretado, foi quando no momento de aclamação do Santo Evangelho um jovem vestido com as vestes do padroeiro, passeando pela nave da igreja, levava numa das mãos, a bíblia sagrada, como na imagem oficial da igreja.


Na celebração não estivera presente a maior incentivadora política da construção, a ex-prefeita Debora Borges. Foi ainda no primeiro governo dela, que começou o ponta-pé para erguer o novo tempo. Quando por ocasião de uma gincana organizada pela administração a equipe que representava a igreja, foi vencedora e ganhou um carro - que foi destinado a ajudar no inicio das obras.


Segundo informações do marido da ex-prefeita, na manhã do dia seguinte à festa, naquele dia Débora estava na capital baiana se recuperando de uma cirurgia de vasectomia e portanto não compareceu para cumprimentar a comunidade, mas sabia da inauguração e, logo que recuperar irá visitar a nova igreja do povo de Panelinha.


Em resumo, veja imagens dos momentos mais emocionantes da inaguração da nova Igreja de São João Batista, no Distrito: - NA ENTRADA DA IGREJA O CARTAZ MOSTRAVA O DESABAFO -

- AS FIÉIS ESCUDEIRAS DO CORAÇÃO DE JESUS DE CAMACAN PRESENTE -

- OS INCENTIVADORES DA OBRA -

- CORAL DE SÃO JOÃO EM RITMO DE FESTA -


- OS HERDEIROS DO CÉU TOMARAM CONTA DO ALTAR -
- IMAGEM DO PADROEIRO ADENTRANDO A NOVA CASA -
- O PATRONO DA CASA JÁ EM POSIÇÃO DE HONRA -

- A BANDA ACORDES SIMPLES NO LOUVOR -

- AS MANIFESTAÇÕES DA FESTA -

- A FESTA DE LARGO COM PRAÇA LOTADA -


Nenhum comentário: