segunda-feira, 4 de julho de 2011

COMEÇAM AS AULAS DO PROJOVEM EM 74 MUNICÍPIOS BAIANOS

Setenta e quatro municípios baianos começam nesta segunda-feira (4) as aulas do Projovem Trabalhador, programa do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que é desenvolvido na Bahia pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Nesta segunda etapa, estarão em sala de aula 5.850 jovens, de 18 a 29 anos, para participar dos cursos de Cozinheiro Auxiliar, Recepcionista de Hotel, Atendente de Farmácia, Repositor de Supermercados, Organizador de Eventos, Assistente de Vendas de Autos, Pedreiro e Pintor, Eletricista Predial, entre outros.
A meta do Governo do Estado é qualificar 9.700 jovens em 118 municípios baianos, até o final do ano, incluindo os 990 de Salvador e Santo Antônio de Jesus, que começaram as aulas em abril. “Com essas novas turmas vamos atender muitos jovens em situação de desemprego, pessoas de famílias com renda mensal de até um salário mínimo e que, em virtude de suas condições socioeconômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva”, explica o secretário Nilton Vasconcelos.



Os estudantes passarão por dois módulos, totalizando 350 horas de aulas. No primeiro, de Qualificação Social, com duração de 100 horas, o jovem desenvolve competências gerais para o mundo do trabalho e debate questões de cidadania. Também conhecem o Serviço Estadual de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), onde são cadastrados, participam de palestras e ainda aprendem como preparar o currículo e se comportar na busca pelo emprego.



No segundo módulo, de Qualificação Profissional, com 250 horas, são oferecidos os cursos práticos voltados para formação específica em cada área. O programa ainda estimula os jovens a desenvolverem trabalho autônomo e o empreendedorismo. Durante seis meses, os que tiverem 75% de frequência receberão bolsa-auxílio de R$ 100,00 por mês.



Demanda – Os 11 cursos profissionalizantes do Projovem Trabalhador são definidos, conforme a demanda de empregabilidade dos municípios, com base nas áreas ocupacionais: administração, agroextrativismo, alimentação, arte, cultura, beleza, comunicação, marketing social, construção civil, educação, esporte, gráfica, joalheria, madeira, móveis, metalmecânica, pesca, piscicultura, saúde, serviços pessoais, telemática, transporte, turismo, vestuário, entre outros.





*Fonte: Secom – BA

Nenhum comentário: