segunda-feira, 18 de julho de 2011

A BAHIA FEZ BONITO NO SALÃO DO TURISMO EM SÃO PAULO

A Bahia, ou melhor dizendo, a Bahiatursa, órgão oficial do Estado da Bahia para fins de promoção do turismo e de eventos, mais uma vez teve uma brilhante participação no 6º Salão do Turismo, no pavilhão do Anhembi, que começou na quarta-feira (13), com a presença do governador Jaques Wagner na cerimônia de abertura, e terminou neste domingo.

No meio de uma estrutura gigantesca onde o visitante podia passear por pontos turísticos de todos os estados brasileiros, o pedacinho da Bahia que estava presente no evento, ganhou muito mais destaque pela inovação no posicionamento de seus stands. Diferente de muitos estados que lá também estavam expondo seus atrativos com jogos de entretenimento, competições eletrônicas e moderníssimas instalações em um único e grande espaço. O trade turístico da Bahia estava distribuído em três pontos estratégicos no centro do pavilhão.

De um lado, um stand com mostra de produtos artesanais confeccionados por oito artesãos que estavam lá para demonstrar e vender suas criações, acompanhados de um grupo de voluntárias do Instituto Mauá, que tem sede no Pelourinho e ali gerenciavam a compra e venda dos produtos. Todo pessoal desse serviço deslocado direto de Salvador. E tinha lá alguém para recepcionar, uma legítima soteropolitana, devidamente trajada de baiana do acarajé, chamada de Sônia Maria dos Santos, de 42 anos que participava do Salão do Turismo desde a 1ª Edição.



No segundo ponto de referência que tinha a presença baiana, estava uma animada e eficiente equipe de promoção de turismo que fora montada com a presença genuína de representantes de quase todos os principais pontos turísticos do território carnavalesco. Na equipe tinha profissionais das localidades de Itacaré, Morro de São Paulo, Praia do Forte, Lauro de Freitas, Salvador e Ilhéus. Logo ao lado da plataforma de apresentação dos atrativos, o visitante ainda podia degustar de uma cachaça “viajada” diretamente da terrinha, que era oferecida pela dupla Divaldo Borges e Mariucha Guimarães, ambos já trabalhando ali pela quarta vez.


Segundo Neila Palafóz, uma das promotoras do ponto de roteiros turísticos baiano, aquela localização do stand para promoção da Bahia, foi muito bem elaborada, tanto pela formação e entrosamento da equipe que estava ali para recepcionar os interessados, quanto pelo espaço onde estavam, já que durante o período que o blog acompanhou a atuação da equipe, não o viu em momento algum, vazio. Entre as ofertas que eram oferecidas pelos promotores, uma extensa lista de opções podia ser estudada e melhor apresentada por eles.


Bem ao lado de grandes painéis com imagens de locais de referência da Bahia, um simpático trio de baianas, à caráter, recepcionava quem por ali passava e distribuía fitinhas do Senhor do Bonfim, além de parar para atender a muitos pedidos de fotografias.


Também tinha uma terceira e empolgante atração noutra esquina do circuito, era o stand da Campanha “Abre a Copa Salvador”.
Assim como a secretaria de esporte e cultura da Bahia, as dos outros estados também tinham lá expostos suas chamadas turísticas voltadas para a copa do Mundo 2014, mas foi a Bahia quem “roubou a cena” com um stand no estilo campo de futebol que se tornou endereço certo dos apaixonados pela bola, onde quem passava naquela quadra dos stands fazia parada obrigatória. Atrativo do local: Livro de assinatura do manifesto que apóia a candidatura de Salvador para abrir os jogos da copa 2014.


- veja mais informações sobre este stand na próxima reportagem.

Nenhum comentário: