terça-feira, 19 de julho de 2011

BAHIA VAI REALIZAR CONCURSO PARA ELEGER O MELHOR GUARANÁ

Maior produtor do país, a Bahia terá, como já acontece com o café, um concurso, em 2012, para escolher o melhor guaraná do estado. O lançamento será em Taperoá, durante a ExpoInter Guaraná 2011, de 18 a 20 de novembro.
"O objetivo é elevar a qualidade do guaraná, estimulando os agricultores a aperfeiçoar os métodos de produção", explica o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.
Segundo o secretário da Agricultura de Taperoá, Gerval Teófilo, seu guaraná “tem tudo para se tornar um dos melhores do mundo. Enfrentamos dificuldades para beneficiar o produto, mas estamos buscando alternativas e aumentar sua qualidade”.
A ExpoInter Guaraná acontece no período em que se inicia a safra do guaraná na região e coincide com os festejos de 450 anos de Taperoá. Haverá também um Dia do Campo do Guaraná, viabilizando treinamento para os produtores em técnicas modernas.
O treinamento e capacitação serão ministrados por especialistas da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícol (EBDA), e da Ceplac, que vão preparar um grupo de técnicos da região para que atuem como multiplicadores na cadeia produtiva.
Para conhecer a situação real dos 12 municípios do Território do Baixo Sul que produzem guaraná, a Câmara Setorial do Guaraná solicitou à Seagri que a região seja georreferenciada pela EBDA, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia.

Nenhum comentário: