quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

IMPASSE EM NEGOCIAÇÃO COMPROMETE O ENSINO MÉDIO DE JACARECI

Não é de agora que os alunos de Jacareci têm dificuldade de continuar os estudos do Ensino Médio, logo que concluem o ensino fundamental. Pois até os dias de hoje, os estudantes tem que se deslocar até as escolas da sede do município para terminarem este ciclo. Mas a comunidade sempre sonhou com a implantação do ensino na localidade, para incentivar ainda mais o rendimento escolar do município. No entanto, um problema de comunicação está dificultando a instalação de um anexo do Ensino médio no recém-criado Distrito de Jacareci, como foi prometido pela Direc 7, desde o ano passado.

Desde o período da promessa de estudos das reais possibilidades para este acontecimento várias reuniões já foram feitas, uma delas liderada pelo então Deputado estadual Capitão Fábio, onde ficou acertado que se em comum acordo com a secretaria de educação, esse ano funcionaria.
Mas ao que parece, não será ainda dessa vez.

De acordo com o professor e também vereador Neilton Bahia que nas discussões referentes a esta instalação, representa o colegiado do distrito; A professora Miralva Moitinho, Diretora da Regional de Educação 7, achou por bem instalar um anexo do Polivalente ali. Mas infelizmente “o Pessoal” do Colégio Polivalente estão dificultando as coisas e passando informações que não procedem para a comunidade, no intuito de inviabilizar.

Segundo informações obtidas pelo blog, na última semana de janeiro um grupo de pessoas foram convidadas e compareceram a uma reunião com representantes da Diretoria em Itabuna, para discutirem importantes pontos dessa instalação. Entre os presentes estiveram o professor João Mulato (Sassá), uma aluna de Jacareci, a Professora Miralva Moitinho, a Professora Leninha (Coordenadora da Direc 7), a Professora Adiana (Diretora do Polivalente) e a Professora Ilce Tourinho da Silva, Vice-prefeita e Secretaria de Educação do Município de Camacan.

“Na reunião ficou tudo acertado. O grande problema é que quando os alunos de Jacareci vão se matricular a direção do Polivalente afirma que não é verdade, e que não vai acontecer a extensão, causando dúvida e desânimo aos alunos e pais de alunos. Por conta disso muitos alunos estão querendo desistir de estudar, pois alegam não ter condições de trabalhar na roça e estudar em Camacan ao mesmo tempo”. Afirmou o professor ao blog.

Em contato com a Diretora da Direc 7, Professora Miralva Moitinho, com base nessa informação do vereador, o Miolo Baiano, a questionou sobre uma possível posição contrária da direção do Polivalente a esta implantação e ela se posicionou dizendo que não há nada que eles possam atrapalhar, uma vez que as negociações caminham para o bom andamento do projeto e a parceria com a prefeitura foi feito com sucesso, como é o desejo da secretaria do estado.

Ainda de acordo com Miralva, o anexo do Polivalente em Jacareci, pode acontecer se houver alunos. E, talvez os próprios alunos ou a comunidade ainda não tenha muita clareza disso. Porque para que isso aconteça, é preciso que tenha clientela para ser atendido por essa unidade, ainda que seja apenas o número menor de 45 alunos que forme apenas uma turma de 1º ano, mas melhor seria se formassem as três turmas das três séries do Ensino Médio.

“O que os alunos precisam saber, é que a matrícula deve ser feita no Colégio Polivalente de Camacan, pois é lá que é a unidade de ensino”. Afirmou Moitinho.
Somente depois de formada as turmas é que a diretoria do Poli em conjunto com a Direc, vai analisar se convém o direcionamento pra o distrito.

MAIS:
Nesta quarta-feira, dia 9, os representantes da Direc 7 deveriam fazer uma visita a Camacan para acompanhar o andamento das matrículas, mas não foi possível, em virtude de outras agendas na sede da diretoria. A diretora da unidade, informou que se não houver transtornos, nesta quinta-feira a equipe de Itabuna estarão no município.

Nenhum comentário: