sexta-feira, 10 de outubro de 2014

ACENDEU A LUZ DE ALERTA CONTRA O EBOLA NO BRASIL

*Do Editor do Blog
Como já se havia planejado diversas ações para a possível entrada do vírus da doença que está devastando território africano, o Ebola. Nesta sexta-feira (10), foi dada a largada na corrida das organizações de saúde brasileira, que vão adotar os procedimentos necessários para coibir a entrada e permanência da doença no Brasil. As autoridades sanitárias brasileiras investigam o primeiro caso suspeito de ebola no País. O  primeiro caso suspeito foi apontado no município de Cascavel, no interior do Paraná e logo comunicado pela secretaria Estadual do Paraná ao Ministério da Saúde.

Após passar uma noite em isolamento e observação ainda no Paraná, na manhã desta sexta-feira, o paciente que apresenta sintomas, foi transferido para o Estado do Rio de Janeiro em forte esquema de segurança sanitária, onde ficará internado aos cuidados da Fiocruz, de onde sairão os exames finais de resposta positiva ou negativa sobre a possível contaminação do vírus.
Também na manhã de sexta, o Ministro da Saúde e o Secretário de Vigilância Sanitária do Brasil passaram horas concedendo entrevistas em rede nacional para esclarecer e responder perguntas de diversas agências de noticias.
Em resposta, o ministro disse que o governo tem condições de fazer o controle exato para coibir a proliferação da doença e que a população pode ficar tranquila quanto aos cuidados que serão adotados para orientar todo povo brasileiro, sem alarme. “Todas as medidas de isolamento foram adequadas de acordo com os protocolos da Organização Mundial de Saúde”. Afirmou.  


Informações preliminares indicam que o paciente veio de Conacre, capital da Guiné. O paciente foi encaminhado para um hospital de referência e material foi coletado para fazer o exames. A expectativa é a de que amanhã, sábado, as amostras que já foram colhidas no Instituto Evandro Chagas (RJ),  já seja resultado da análise que possa confirmar se o paciente é ou não portador da doença. A notícia ocorre no mesmo dia em que o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmar que, embora baixo, existia o risco de o Brasil registrar um caso da doença. 

Nenhum comentário: