segunda-feira, 27 de agosto de 2012

NO SUL DA BAHIA, INDÚSTRIAS SUSPENDEM



O número de importação de cacau no Brasil superou as expectativas e gerou um excesso no mercado interno. O fator está afetando diretamente os produtores regionais, que estão vendo o declínio nos preços da arroba, e preocupados com a recusa das empresas compradoras, de adquirirem cacau por estarem com espaço de armazenagem na região cacaueira inteiramente preenchida.
De acordo com o produtor de cacau, Henrique de Almeida, as indústrias do eixo Ilhéus-Itabuna estão se negando a comprar as amêndoas. “Isto está acontecendo por conta das moageiras não estarem recebendo cacau. Como você já deve saber, o Brasil vai produzir a maior safra de cacau dos últimos quinze anos e as moageiras, ainda assim importaram 42.000 toneladas, o que fez com que eles retirassem o ágio pago no mercado interno que chegou a USD$510,00 toneladas fazendo com que os preços no mercado interno despencassem”, afirmou Almeida.
O portal Mercado do Cacau entrou em contato com algumas indústrias instaladas no sul da Bahia. A Delfi Cacau Brasil informou que os recebimentos estão normais. “Estamos cumprindo com os nossos compromissos de compra e recebimentos de matéria prima. Também informo que não estamos importando cacau. Todas nossas compras estão direcionadas para o mercado local”, afirmou Paulo Torres, Diretor da Delfi Cacau Brasil, na unidade de Itabuna.
A reportagem do Mercado do Cacau também procurou a Cargill no Brasil, através de sua assessoria de imprensa e questões corporativas, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

*Fonte: Mercado do Cacau.

Nenhum comentário: