sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

REDE DE SOLIDARIEDADE EM CAMACAN

JULIAN TEM 8 ANOS E SOFRE DE DOENÇA DEGENERATIVA

Uma doença degenerativa um tanto quanto complexa se apossou do garoto Julian Carlos Silva Neri, 8 anos de idade, morador da Rua Alto Paraguai, centro de Camacan. Há cinco anos o menino é portador da enfermidade a qual tem intrigado médicos da região sul baiana. O garoto já pesa mais de 60 quilos, não fala, não anda, está parcialmente perdendo a visão, é portador de um problema que tem comprometido a mente e engorda exageradamente.

Os familiares tem tentado buscar vários recursos na medicina do interior baiano, mas tem se esbarrado nas dificuldades e assim não tem encontrado uma solução para o problema que tem se intensificado dia após dia. A Mãe do Julian a senhora Maria Neide Gomes da Silva, diz que não sabe mais a quem recorrer, enquanto seu filho vive dias de aflição e agonia.
O garoto sempre tem sido levado à cidade de Itabuna onde é constantemente consultado pelo médico neurologista Gentil Araújo de Almeida Junior.

D. Maria conta que até os três anos, Julian era um garoto normal como qualquer criança da sua idade, mas contraiu uma febre violenta de 40 graus, tendo que ser internado na Fundação Hospitalar de Camacan, onde permaneceu por três dias desacordado.O caso era considerado muito delicado, por isso foi transferido para um dos hospitais de Itabuna, chegando à unidade de saúde, foi informada que o cérebro do garoto tinha encolhido dentro do crânio. Na sequência perdeu o movimento do lado esquerdo, daí em diante parou de falar, andar e enfrentar um problema grave de obesidade mórbida.

Ela disse que os médicos teriam lhe informado que Julian tem boas chances de recuperação, mas para isso é necessário que o garoto seja encaminhado para clinicas especializadas na capital do Estado que possam detectar o seu problema, na região cacaueira não existe este tipo de especialista.

Ela confessa ser uma pessoa pobre, mãe de quatro filhos, o marido ganha apenas um salário mínimo como trabalhador rural e não tem condições de pagar um tratamento adequado para seu filho. “Isso tem me deixado muito infeliz e triste por ver o meu filho sofrendo, sem nada poder fazer”.

Ela destacou que tem tomado muito cuidado para o garoto não engordar exorbitantemente porque já tem engordado muito, atualmente está pesando mais de 60 quilos. “Ele tem se alimentado três vezes ao dia”, disse reiterando que tirou todos os tipos de merendas para que ele não continue ganhando peso.

Ela disse que já recorreu a todos os órgãos públicos, mas ainda não encontrou uma solução para o problema. Ela diz que o vereador Bado tem visitado o garoto e disse que encaminharia o caso para as autoridades competentes.

O vereador citado levou a reportagem jo jornal O TEMPO até a residência a fim de mostrar o garoto com o objetivo de mobilizar a sociedade e as autoridades de uma forma geral.

A Mãe de Julian disse que se depender da medicina local seu filho não será curado e pediu que os órgãos de saúde do Governo do Estado e a sociedade lhe ajudem porque a família não tem condições financeiras de fazer a saúde de Julian voltar ao normal. Um exame realizado na clínica 2 de Julho em Itabuna, aponta uma espécie de dilatação ventricular e acentuação dos sulcos corticais não condizente com a idade do paciente.

DADOS:
As doenças degenerativas são doenças que causam algum tipo de alteração no funcionamento sadio de uma célula, órgão ou tecido, essas alterações podem surgir através de inflamações, tumores e infecções. As doenças degenerativas recebem esse nome, porque provocam alterações de todo o organismo do individuo, assim envolvendo vasos sanguíneos, ossos, visão, cérebro e outros membros do corpo.

Papo de Blogueiro:
Prezados leitores, a reportagem acima é de responsabilidade do colega comunicador Agnaldo Santos do Programa "A Hora do Povo" na Regional Sul FM e reporter do jornal O Tempo. Imagino que você já conheça o belíssimo trabalho de prestação de serviço que este profissional realiza em Camacan e região há anos e se por acaso não o conheça ainda, saiba que é um dos melhores profissionais do rádio da região e, humanamente falando um cidadão de grande comprometimento com a causa social. Em quem este blogueiro acredita muito.

AJUDA - ISSO TODO MUNDO PODE UM POUCO!
Sabedor desse caso narrado na reportagem acima pelo colega-conterrâneo, eu, blogueiro, e tambem filho da terra que sempre me proponho a somar esforços para que a nossa cidade alcance maior valorização de sua história, seu nome e seus valores; Sensiblizado pela carência de recursos financeiros da família do garoto Julian, já convidei a Direção da Regional Sul FM local, na pessoa de Dajuda (que humildemente aceitou o convite), convido os Colegas dos meios de Comunicação Agnaldo Santos (reporter que noticiou o fato) Marcus Paulo da Folha do Cacau, André Santos do Guia de Camacan e Jabinho Sena do blog de seu nome e demais locutores da rádio, bem como o Proprietário da Voz do Progresso e Dirigentes dos Sistemas de Sonorização dos Distritos para engajarmos numa campanha de auxílio financeiro onde possamos angariar recursos para suprir inicialmente os custos de locomoção do garoto e sua mãe para receber tratamento na capital. De modo que todos nós façamos uma grande divulgação do número de uma conta bancária aberta pela senhora Maria Neide Gomes da Silva, mãe do garoto para receber doações em dinheiro - de qualquer valor. A Câmara de Vereadores e Secretaria de Saúde da Prefeitura também pode colaborar muito, providenciando junto aos orgãos de saúde do estado, o atendimento ao caso de emergência e viabilizando o meio de trasporte e hospedagem de mãe e filho. Ainda cabem aqui as colaborações do CDL, da Loja Maçônica (Maçonaria) e do Lions Clube de Camacan. O dinheiro arrecadado nesta campanha seria apenas para arcar com custos de outras tantas necessidades.

O Blog do Miolo Baiano, assume desde já o compromisso de divulgar o nome AQUI no blog e enviar uma AGENDA PERSONALIZADA DO ANO 2011 para os 30 primeiros doadores que entregarem em mãos da Diretoria da Regional Sul FM uma quantia igual ou superior a R$ 100,00 (cem reais).

-Tá lançado o desafio, espero que todos os citados e toda comunidade leitora apoiem acausa e que juntos possamos fazer mais que ter compaixão. Ajudemos!

Vamos fazer uma corrente? - Passe essa mensagem pra frente!

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí, moro em Salvador e estou aguardando o nº da conta, será que a mãe do Julian já não tem uma conta? abraço, e que "DEUS" ajude a todos envolvidos em mais essa empreitada.

Antonio

Anônimo disse...

Qual o número da conta, amigo?

WESLEY - BLOG DE URUÇUCA