sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

OS NÚMEROS DA AIDS EM CAMACAN

Já são mais de trinta os registros dos casos de HIV/AIDS mo Município de Camacan. Os números apontam 2 casos no povoado de Leoventura, 1 em Jacareci e 6 em São João do Panelinha e 24 na sede.

De acordo com Nélia Silva coordenadora da Vigilância epidemiológica os dados reais são bem superiores a estes apresentados porque existem pacientes que são portadores do HIV/AIDS, que não são identificados na cidade por temer o preconceito da população.
 
Estes pacientes preferem fazer tratamento em outros centros a exemplo de Itabuna e Ilhéus, outros são portadores e não se cuidam aumentando assim o risco eminente de provável óbito principalmente à aquelas pessoas que não tem se preocupado de fazer uso do preservativo, ficando vulneráveis as doenças sexualmente transmissíveis, (DST).
 
Existem 24 casos confirmados em adultos, 5 casos em crianças e 4 crianças expostas ao vírus HIV, e não estão nas estátisticas, os portadores que estavam sendo tratados no município e foram embora para outras cidades.

Estas ultimas ficarão em averiguação médica por 1 ano e 6 meses com o objetivo de se observar se elas serão futuras portadoras da doenças ou não.

Nesta terça-feira (30), a Secretaria de Saúde-Vigilância Epidemiológica, realizou uma palestra educativa sobre transmissão vertical de HIV-SIFILIS congênita para atenção básica, esta palestra educativa teve a participação de médicos e enfermeiros alertando como as pessoas devem se prevenir e como ter acesso aos preservativos.
*
As Informações são do Repórter Agnaldo Santos.

Nenhum comentário: