segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

BAHIA TEM MUITAS FARMÁCIAS ILEGAIS

Uma reportagem do jornal A Tarde nesta semana de natal/ano novo, alerta que pelo menos 22% das farmácias em funcionamento na Bahia são clandestinas. No interior do estado este percentual é bem maior. É um grande risco para a população.

O Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) diz que 1.185 farmácias funcionam na clandestinidade, sem o conhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A regularização envolve registro no conselho, autorização da vigilância sanitária para funcionamento, além de contratação de um farmacêutico responsável pelo estabelecimento.

A maioria das farmácias não tem profissionais farmacêuticos nas lojas, que devem estar presentes durante todo o horário comercial.

Medicamentos mal armazenados também é outra irregularidade comum encontrada nas farmácias, principalmente no interior. Isso ocorre com freqüência porque a fiscalização dos órgãos competentes não dá conta. Na Bahia, são 4,1 mil farmácias registradas legalmente na Anvisa.

Clientes que verificarem irregularidades podem registrar a denúncia no Ministério Público e na Vigilância Sanitária de sua cidade.
ministérios públicos e às vigilâncias sanitárias dos municípios, mas a fiscalização não dá conta”, admite o presidente do CRF-BA.

Qualquer pessoa pode abrir uma farmácia porque a legislação brasileira permite. A compra de medicamentos também é facilitada e tudo isso favorece a abertura de farmácias clandestinas ou que funcionem sem atender as exigências da Anvisa.

Nenhum comentário: