sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

PESQUISA: Brasileiros Consomem Mais Cerveja do Feijão e Arroz

O brasileiro está comprando menos arroz e feijão. A aquisição média anual per capita dos produtos, tradicionais na alimentação nacional, teve queda entre os anos de 2003 e 2009. O indicador mede a quantidade de um produto adquirido em um ano por uma família, dividido pelo número de pessoas que a compõem.

O arroz caiu 40,5%, tendo passado da média de 24,5 para 14,6 quilos por pessoa ao longo de um ano. Já o feijão, teve redução de 26,4%, passando de 12,4 para 9,1 quilos. A aquisição de açúcar refinado também diminuiu 48,3% (de 6,1 para 3,2 quilos) no período.

Por outro lado, houve aumento na compra de refrigerante de cola, água mineral e cerveja.

Os dados fazem parte do suplemento Aquisição Domiciliar per Capita, da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) 2008-2009, divulgado ontem (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento avalia as quantidades de alimentos adquiridas pelas famílias brasileiras para consumo domiciliar e as formas dessa aquisição.

Ainda de acordo com o levantamento, em 2009 tiveram destaque na aquisição domiciliar per capita de todo o país as bebidas e infusões, laticínios; cereais e leguminosas; frutas; hortaliças e carnes.

Ainda de acordo com a pesquisa, os alimentos adquiridos para consumo no domicílio constituíam, no período da pesquisa, 68,9% da despesa média mensal familiar com alimentação, contra 75,9% registrados no levantamento relativo aos anos de 2002-2003, indicando uma mudança nos gastos com alimentação em domicílio.

Nenhum comentário: