segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

JULIAN PRECISA DE TRATAMENTO URGENTE

Logo que soube da situação do garoto Julian Carlos de 8 anos que sofre com uma doença degenerativa em Camacan e que segundo informações, não tem recebido a devida atenção (acompanhamento) dos órgãos de saúde do município, o blogueiro do Miolo Baiano entrou em contato com a prefeita Ângela Castro e o secretário de saúde do município Dr. Jáquisson Guimarães, (ambos na tarde da última sexta-feira, 17), para ouvir dos dois um parecer sobre a atual situação do quadro clínico da criança e o que a administração estaria fazendo pelo caso.

A prefeita prometeu que ainda naquela tarde e noite, iria solicitar um levantamento atualizado do caso e de imediato informaria ao Miolo Baiano. E assim o fez. Logo na manhã do dia seguinte.

O secretário de saúde, também disse ao blog que sentaria com a prefeita de imediato e colocaria toda estrutura da secretaria a disposição do caso, para acelerar o tratamento do garoto.

Nesta segunda-feira, o blogueiro voltou a falar com a prefeita. E ela informou ao blog que a secretaria de saúde está acompanhando o caso do garoto desde que entrou no governo e apresentou ao blogueiro posições que segundo ela, justifica a demora em agilizar o encaminhamento do garoto para capital. Onde deverá ter o acompanhamento ideal para sua doença.

De acordo com a própria gestora, conforme foi divulgado nos últimos dias, o garoto precisa mesmo de uma cadeira de rodas “especial” e que esta só poderá ser adquirida pelo SUS, quando comprovada com documentação necessária para os tramites legais desse beneficio que o sistema oferece a quem busca tal auxílio e que por conta de toda essa burocracia o garoto ainda não está com a cadeira. Depende de laudos médicos.

Ainda de acordo com a prefeita, ela sabe que a criança precisa ainda de passar por alguns exames importantes para apontar o tratamento ideal, mas que este não é feito em Camacan. É o caso da Ressonância Magnética e Cirurgia de Catarata, que segundo a prefeita, somente deve ser feito em Itabuna e Ilhéus e dentro do programa do SUS, aguarda a ordem da fila.

Ângela ainda contou que há no município um Fisioterapeuta de seu contato, denominado Thiago que vem insistentemente tentando fazer acelerar o atendimento do garoto na capital junto a secretaria de saúde do estado, uma vez que busca conseguir encaixar a emergência do atendimento no Hospital Sarah Kubitschek.

Por último a Senhora Castro afirmou está fazendo todos os procedimentos que podem ser feitos pelo seu governo, pois sabe que a família não tem condição de pagar. Portanto ela garante que assim que for garantido o atendimento em Salvador, ela vai dispor de carro para o transporte do paciente e acompanhante, bem como garante que fornecerá o local de hospedaria para ficar ao longo do tratamento.

OUTRA VERSÃO:

Também nesta segunda-feira(20), o Miolo Baiano ouviu os relatos do vereador Bado, que foi convidado pelos vizinhos da família da criança a testemunhar a situação do garoto e está encabeçando junto a Secretaria de Assistência Social uma lista de prioridades a serem resolvidas no começo desta semana e logo dará um parecer aqui sobre o que de fato fora feito diante do prometido como ajuda emergencial pela Secretária Niete Sena, quando na semana passada visitou o paciente mirim.

Segundo o vereador, a promessa de levar o garoto para ser avaliada pelo Dr. Ademar (um dos proprietários do Hospital Santo Antonio) feita pela secretária, não foi cumprida até o inicio da tarde desta segunda e que ele iria cobrar explicações de público da secretaria.

O vereador ainda confessou ao blog que não está acompanhando o caso como prioridade de política de seu mandato, mas como cidadão responsável pelos munícipes e que levaria até as últimas consequências para chamar atenção de quem de direito, se for o caso até exposição do caso na TV Record. Em resumo o vereador disse se sentir impotente por não poder resolver, uma vez que ele não pode dar todo o salário dele, pois este é o sustento pessoal. Mas que lamentava muito dizer que “Não estão dando a devida atenção”.

Perguntado pelo blog, se a câmara de vereadores havia feito alguma manifestação frente ao caso, lamentavelmente o vereador que havia saído de uma reunião para falar com o Miolo Baiano, respondeu que até aquele momento seus colegas não tinha se posicionado.

Por último, Bado fez um apelo para que se somem esforço de todos para de imediato ser providenciada a locomoção do garoto Julian Carlos para um Centro de Referência e tratamento.

PAPO DE BLOGUEIRO:
O blogueiro que vos escreve aqui, não faz parte do governo local nem tem vínculos políticos com quaisquer das forças políticas de Camacan. Este, é apenas um filho da cidade apaixonado por ela e que acredita que ainda que pouco, pode contribuir para uma condição de vida melhor de seus conterrâneos.

Portanto fica claro que as informações divulgadas aqui são reais, sérias e amistosas – sem intenção de favorecer ou prejudicar a nenhum dos nomes que aparecem nas reportagens, e por isso sempre busca ouvir as fontes devidas.

Desse modo, não nos parece justo que embora saibamos que numa cidade há inúmeros problemas que carecem de soluções urgentes, não sejamos sensibilizados com as dificuldades vividas pela família deste garoto – quando todos nós sabemos que é possível SIM encontrar uma saída para amenizar a situação de agonia dessa criança. Eu diria mais, é impossível passar uma noite de Natal FELIZ, sabendo que em nosso meio tem alguém sofrendo tanto por algo que está ao alcance de todos nós. Sim, de todos nós, porque se vivemos nos emocionando e oferecendo auxílio a quem aparece na televisão e dizemos que nos faz sentir bem. O que pensar de nós mesmos filhos de Camacan, ricos e pobres, políticos e não-políticos, personalidades e anônimos – se não somos capazes de nos unirmos para oferecer um auxílio ainda que mínimo para quem mora do lado de nossa casa?

Vejam bem meus caros leitores. Aqui nesse caso não é natal não.
Aqui nessa dor manifestada com imagens e declarações não tem banquete, não tem decoração natalina e nem tem sorrisos. Tem uma família guerreira, lutadora, simples e mortais como eu e vocês DEPENDENDO da NOSSA iniciativa para ter anos de dor e agonia amenizados no rosto de uma criança.

Vamos fazer alguma coisa. Mas vamos fazer mesmo! Não basta ler este texto longo e se compadecer ou fazer um comentário com seu amigo e seu vizinho. Vamos fazer alguma coisa.

“Todos nós podemos ajudar um pouco”. E você que acaba de ler, pode começar cobrando dos seus governantes em Camacan, o que eles estão fazendo de concreto para ajudar aquela família – porque amanhã a minha ou a sua poderá estar no lugar dela.

Ahh!
Eu sei que é Semana do Natal.
-Mas a dor não tem dia nem semana!

Um comentário:

Anônimo disse...

"EM INTERESSE PRÓPRIO POLÍTICOS SÃO RÁPIDOS E EFICIENTES"

O que mais chamou a atenção no processo de tramitação desse aumento absurdo que os parlamentares do Congresso se auto-concederam, foi a rapidez. O assunto foi revolvido rapidinho num dia, nas duas Casas Legislativas, a Câmara dos Deputados e o Senado. É bom lembrar que a média de tramitação de um processo até aprovação final no Congresso é de três anos.

Pelo nível de indignação da população, a classe política precisa se preocupar, pois está perto o dia em que seus integrantes vão começar a receber tomate e ovo podre pela cara quando aparecer em público.

(Política e Cidadania - A TARDE)

POIS É MEUS AMIGOS, O TEXTO ACIMA JÁ DIZ TUDO, INDEPENDENTEMENTE DE SIGLA OU CARGO ELETIVO, DESGRAÇADAMENTE SÃO TODOS IGUAIS.
MAS, COMO NÃO PODEMOS CONTAR COM ELES NAS HORAS QUE MAIS PRECISAMOS VAMOS EM FRENTE, POIS ESSA CRIANÇA E SUA FAMÍLIA PRECISA URGENTEMENTE DE NÓS, UM ABRAÇÃO PARA TODOS E UM NATAL E ANO NOVO MELHOR DO QUE
2010, E AO Dodô MAIS UMA VEZ NOSSOS AGRADECIMENTOS E ADMIRAÇÃO.

Antonio e família