terça-feira, 25 de setembro de 2012

PORTO SEGURO COMEÇA MOBILIZAÇÃO DE COMBATE A DENGUE NO VERÃO 2013

Dando continuidade às ações exitosas de combate à dengue realizadas no ano passado, Porto Seguro já começou a se reunir com os parceiros. De 17 a 21 deste mês, o município recebeu integrantes da FLEM (Fundação Luís Eduardo Magalhães) para agendar as ações de prevenção com base nas experiências implantadas para a realidade de cada bairro e realizar um curso de capacitação para os articuladores.
Nesta primeira etapa, além da FLEM, a Secretaria de Saúde se reuniu com representantes da Vigilância Epidemiológica, 8ª DIRES, agentes de saúde, empresas e entidades de classe, e as Secretarias Municipais de Cultura, Trabalho e Desenvolvimento Social, Administração, Finanças, Obras e Infraestrutura e Meio Ambiente. No encontro ficou agendada a formação de um comitê, com um representante de cada segmento, para participação e acompanhamento em todas as etapas do projeto.
Ao discutir as propostas do Projeto de Mobilização Social contra a Dengue para o período 2012/2013, a secretária de Saúde Kátia Nunes esclareceu que, embora não apresente casos preocupantes de dengue este ano, Porto Seguro é prioridade por receber pessoas de vários lugares do mundo. Além disso, enfatizou a importância de manter o objetivo de combater os focos do mosquito e relatou o apoio dos parceiros e o trabalho realizado pela Vigilância Epidemiológica ao detectar, por meio de pesquisa, a necessidade de mostrar à comunidade, de casa em casa e na prática, as maneiras de prevenir a proliferação do mosquito da dengue.

O Projeto da Mobilização para a Prevenção e o Controle da Dengue na Bahia

A ênfase do projeto, realizado em 23 municípios baianos, é a promoção de educação em saúde para troca de experiências e propagação do conhecimento, com incentivo à participação popular (moradores, associações, igrejas, faculdades, escolas, empresas). Dentre as estratégias adotadas para prevenção da dengue está a identificação de situações de vulnerabilidade, disponibilização de assistências entomológica e epidemiológica, detecção precoce de epidemias e adoção de medidas de controle adequadas.



Nenhum comentário: