sexta-feira, 9 de março de 2012

PF APREENDE ARMAS DE ÍNDIOS DE ITAJÚ DO COLÔNIA


A Polícia Federal (PF) de Ilhéus, apreendeu nesta sexta-feira (9) espirgandas, revólveres e munição na área de Itaju da Colônia que está em disputa por índios e fazendeiros.

A PF já cumpriu 15 dos 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça a partir de denúncias de que fazendeiros teriam sido expulsos de suas terras por índios armados. Os mandados visam localizar armamentos e impedir os conflitos.

Desde a manhã desta sexta, duas equipes de agentes federais executam a ação, que conta com o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) da Polícia Militar da Bahia. O território alvo da disputa possui 54 mil hectares e, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), faz parte de uma reserva indígena demarcada em 1936. Já os fazendeiros, a maioria com títulos de posse dados pelo Estado a partir da década de 40, contestam e também reinvindicam a posse.

A ação, que deve decidir com quem ficam as terras, está no Supremo Tribunal Federal (STF). Os índios dizem que são os donos das terras e querem que o Supremo anule os títulos de propriedade obtidos pelos fazendeiros.

*Fonte: BN.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ate quando pessoas de bem e trabalhadores vão perder o que tem para esses falsos (índios)?
Isso é uma total falta de respeito com quem trabalha pra conseguir ter uma vida digna.