quarta-feira, 28 de março de 2012

CEPLAC MOBILIZA REGIÃO PARA DISCUTIR CADEIA PRODUTIVA



A revitalização da economia cacaueira baiana, com base na conservação produtiva, será um dos pontos discutidos na próxima sexta-feira, dia 30, no seminário “Conservação Produtiva”, promovido pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira-CEPLAC. “A Região Cacaueira e o Sistema Cabruca na Rio+20” é o tema do encontro, que acontecerá às 9 horas, no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau.

Destinado a toda a comunidade sulbaiana, o seminário terá três palestras de técnicos do Ministério da Agricultura. A de abertura será sobre “Conservação Produtiva: Dinâmica do equilíbrio natural e sócio-produtivo do agroecossistema cacaueiro”, pelo engenheiro da florestal da CEPLAC, Dan Erico Lobão.

Segundo a programação, o técnico Erikson Chandoha, do Ministério da Agricultura, falará sobre “Conferência Internacional Rio+20”. “Financiamentos do Banco Mundial para Planejamento e Desenvolvimento Regional Integrado Sustentável” será o tema de Caio Tibério da Rocha, também técnico do MAPA.

“Esse encontro é de grande importância socioeconômica para o sul da Bahia e a CEPLAC está mobilizando toda a sociedade para que participe ativamente”, afirmou o Superintendente da Ceplac na Bahia. “Conservação produtiva é o processo que pretendemos levar até o Rio +20 e a partir dele transformar num termo de referência que apresentaremos para o Banco Mundial”, acrescentou Juvenal Maynart.

No último dia 23, técnicos e pesquisadores da CEPLAC participaram de uma reunião preparatória, no auditório do Cepec, quando discutiram o papel da pesquisa e da extensão rural na conversação produtiva. “Trata-se de um modelo de agricultura baseado na cabruca, sistema de produção de cacau que preserva a mata atlântica baiana”, lembrou Dan Lobão.

*Fonte: Alerta Geral.

Nenhum comentário: