domingo, 3 de agosto de 2014

NOVAS OCUPAÇÕES FEITAS POR INDIGENAS, TENSIONAM O CLIMA

Marcadas por ações de protestos que já causaram grandes prejuízos em rodovias do sul do estado, as ocupações feitas pelos povos indígenas da região cacaueira, ainda não cessaram. Esta semana, uma das fazendas que havia sido ocupada pela tribo tupinambá em 2013, foi novamente ocupada. Cerca de 300 índios Tupinambás voltaram a ocupar três fazendas na região entre Ilhéus e Olivença. 

Segundo o cacique Sinval Tupinambá, um dos líderes do grupo, eles deixaram a área em março deste ano, em cumprimento a um mandado de reintegração de posse a favor dos fazendeiros.
Ainda de acordo com o cacique, eles descobriram que as reintegrações foram suspensas na Justiça, e então resolveram ocupar novamente as fazendas. A Polícia Militar e Força Nacional fazem a segurança do local. A Polícia Federal disse que ainda está se informando a respeito da situação. 
Vale lembrar que a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no sul da Bahia foi prorrogada por mais 90 dias, com a finalidade de preservar a ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio, tendo em vista os conflitos entre indígenas e produtores rurais, que disputam o controle de terras na região.
*Fonte: G1/Bahia 

Nenhum comentário: