quarta-feira, 13 de agosto de 2014

BAHIA TE MAIS DE 1 MILHÃO DE HIPERTENSOS

Pesquisas comprovaram que cerca de  35% da população baiana com idade acima de 40 anos tem hipertensão arterial, e que isso corresponde a cerca de 1,3 milhão de hipertensos. Os dados são da  Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Para discutir o assunto Salvador sedia o XXII Congresso Brasileiro de Hipertensão e o XX Congresso da Sociedade  Interamericana de Hipertensão (ISH), desta quarta-feira (13)  até o sábado, dia 16, aberto não só a médicos como a todos profissionais de saúde.
O evento reúne os mais renomados especialistas do mundo para discussão e apresentação de avanços no tratamento da hipertensão arterial, cujas pesquisas comprovam também que a população dos 55 aos 64 anos, 51,6% têm a pressão arterial elevada, e com 65 anos ou mais, o percentual chega a 60,6%. 
Atualmente, a hipertensão atinge em média de 30% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. 
No mundo, de acordo com a OMS, cerca de 9,4 milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão, adoecem por causa da pressão alta. As graves consequências da doença podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento. *Fonte: TDB. 

Nenhum comentário: