terça-feira, 12 de agosto de 2014

DEPOIS DE MAIS DE 40 ANOS, BAHIA REALIZA 3ª BIENAL

Até o próximo 7 de setembro, acontece a 3ª Bienal da Bahia, iniciada em 29 de maio.
Com uma programação que se estende por 100 dias, a  Bienal apresenta ao público exposições, ciclos de cinema, performances, atividades educativas e conversas públicas, envolvendo cerca de 150 artistas e 200 obras espalhadas por  Salvador e outras 9 cidades do interior baiano.
Além de um circuito artístico baseado apenas em exposições, a 3ª edição marca o retorno da Bienal da Bahia com um importante resgate de sua história e memória, sem deixar de lado a necessidade de atualizar as intenções originais das primeiras edições do evento. 

Vale ainda destacar que a 3 ª Bienal da Bahia está sendo desenvolvida cuidadosamente por um  grupo de curadores de diferentes partes do Brasil e com experiência em grandes eventos nacionais e internacionais. Marcelo Rezende (escritor, crítico e diretor do MAM-BA), Ayrson Heráclito (artista visual e professor) e Ana Pato (pesquisadora e ex-diretora executiva da Associação Cultural Videobrasil) formam o conselho curatorial. A equipe se complementa com a presença de Fernando Oliva (crítico e pesquisador) e Alejandra Muñoz (professora e pesquisadora), curadores adjuntos.
O evento acontece após uma lacuna de 46 anos, tempo decorrido desde o fechamento da 2ª Bienal de Artes Plásticas pelo regime militar.

*As informações são da Comunicação da Bienal - Com Foto da Uefs.  

Nenhum comentário: