quinta-feira, 18 de novembro de 2010

SURTO DE DENGUE PREOCUPA CIDADES DO SUL DA BAHIA

O medo de uma nova epidemia de dengue está deixando alguns municípios do sul da Bahia em estado de atenção.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), que faz a medição e permite identificar os focos de concentração do mosquito em cada município, acima de 3,9% o risco de epidemia já é considerado alto.

O município de Ilhéus é o um dos que está em situação de risco mais agravada, segundo divulgação da Sesab. Ilhéu, e Simões Filho integram a lista de atenção do estado, ocupando a 7ª e 9ª posição, com índices de 6,3% e 5,3%, respectivamente.

Para Eliaci Costa, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, as chuvas de 2010 e o deslocamento de agentes de saúde para o trabalho de prevenção a outras doenças, como leptospirose e raiva, podem ser uma explicação para o aumento do índice.

CAMACAN:
De acordo com as últimas informações fornecidas pela Vigilância Sanitária de Camacan, no município a situação está controlada.

Segundo a Enfermeira Ednélia Ferreira da Silva que coordena a vigilância epidemiológica, os dados atuais da localidade estão dentro dos percentuais que o Ministério da Saúde considera como normal. Ednélia ainda informou ao blog que a vigilância do município tem atuado em parceria com a secretaria de educação, realizando palestras de orientação e oficinas com pais e alunos da rede pública de ensino em escolas e igrejas sobre a importância da comunidade participar do combate a dengue. No entanto, a enfermeira afirma que apesar do empenho constante, a prefeitura encontra dificuldades de combater possíveis focos do mosquito em terrenos fechados e com a presença de cães, e falta de contato com proprietários, que dificultam muito o acesso dos 19 agentes nestes locais.

SERVIÇO:
Vigilãncia Epidemiológica de Camacan Tel: (73) 3283 – 1424

*Com informações do TNBrasil.

Nenhum comentário: